sexta-feira, 21 de junho de 2013

MEMÓRIA ESPORTIVA COM "ZÉ DE COLOR"


     O memória esportiva dessa semana vai contar um pouquinho da historia de José Antonio Dos Santos, mais conhecido como Zé de Color, foi um jogador de grande destaque no esporte local, filho de Antonio Domingos dos Santos e Maria do Socorro Santana dos Santos (Color Santana). Iniciou sua trajetória no esporte aos 17 anos, jogou em vários times de futebol da cidade, na época o atleta foi ate a cidade de Mossoró fazer um teste para Baraúnas, o técnico era o Sr. Zé Ivo, a posição em que jogava era de zagueiro central, o mesmo foi selecionado para atua no Baraúnas, mas o seu pai (Antonio de Color) não deixou ele ir, o atleta teve que retornar para concluir o contrato, no qual acabou perdendo a oportunidade de ficar no time de Mossoró. 
   Além disso, jogou nas equipes que existiam em Macau, são elas: Cruzeirinho, estrela do mar, Unidos, Flamengo, ABC, América e na Seleção de Macau. O Zé de color nos relata que nunca ficou na reserva, como também nunca fez um pênalti na sua carreira, nunca temia os atacantes. 
    No entanto, quem mais lhe deu trabalho foi à dupla Totinha e Cícero de Eliza, na época eles eram do Flamengo de Dona Pretinha e seu Nazareno Carmo. Os zagueiros que ele mais tinha confiança em nível de seleção eram Tuca, Manuca e Mario Willa. Relata que na época o campo era de areia e tinha muitos jogadores de valor que poderia representar qualquer time do norte e nordeste, mas hoje tem dezenas de times e não existe destaque para representar a seleção de Macau no estadual. 


  
     
    O time de salão era representado como: ”Os dindins”. Os jogadores todos eram com a altura entre 1.75m a 1.85m. O goleiro era Cícero Romão, Zé de Color , Netinho de Color, Tuca, Manuca, Edno, Chinês(goleiro) e outros que no momento foge da memória do mesmo, de acordo com Zé de color. Alem de jogador de futebol, Zé de color também jogava vôlei, o time era formado pelo mesmo(Zé de Color), Zé Oliveira(prefeito de Macau da época) Gilmar Oliveira , Ary borja (vice prefeito da época) tenente Belarmino, Daniel e Cícero Romão. 


    Em 1975 a seleção de Macau foi bi campeã no Castelão, Zé de Color e os demais jogadores, após esses titulos as equipes da capital tiveram interesse em ficar com diversos jogadores como: Antonio de Elza, Nandinho, Luiz (irmão) de Arrigo. 

Eu Zé de Color tive êxito em 1974, 1975 e 1976 voltamos em busca do tri, mas, deu uma grande zebra Macau com 3X1 no 2º tempo faltando 15 minutos para o termino do jogo e santa cruz empatou com 2 furadas de Zé de Color, mudando o resultado do jogo, fincando 3X3 apos o empate fomos para os pênaltis estava 2X2 na ultima cobrança Pitu perdeu, foi nesse ano em que deixei de jogar futebol. 





   Atualmente, sou aposentado por tempo de serviço me doando totalmente para minha família. Os mais próximos de mim são: Maria Aliete (esposa), filhos: Dimas Alexandro, Dinarte Alessandro, Bruno e Arthur. Meu Neto Igor (filho de Dimas), minha netas: Cecília (filha de Bruno) e Letícia (filha de Arthur). 


      Atualmente, sou aposentado por tempo de serviço me doando totalmente para minha família. Os mais próximos de mim são: Maria Aliete (esposa), filhos: Dimas Alexandro, Dinarte Alessandro, Bruno e Arthur. Meu Neto Igor (filho de Dimas), minha netas: Cecília (filha de Bruno) e Letícia (filha de Arthur).   
  

      O blog agradece ao amigo José Antonio dos Santos, o "Zé de Color", por compartilhar um pouco da sua história com os nossos leitores. Entretanto, aproveitamos para parabenizá-lo pela excelente atuação no esporte macauense. 


O MEMÓRIA ESPORTIVA É UM OFERECIMENTO DO MEGA BREGA.VENHA VOCÊ 
TAMBÉM FAZER PARTE DO BLOG QUE MAIS CRESCE NA REGIÃO. 
LIGUE: (84) 9992-7076

Nenhum comentário:

Postar um comentário