segunda-feira, 18 de novembro de 2013

DICA DE SAÚDE: A mulher “atleta”...


“A existência humana é definida por um mar interior”, Claude Bernard (1813-1878). Mar interior esse que, somando todos os hormônios circulantes no corpo cabem numa colher de chá.

Entendendo o ciclo menstrual...

Tão impressionante é o poder dos hormônios, pois os mesmos controlam do humor a sua massa corpórea. Na mulher isso é mais evidenciado “naqueles dias”.

O ciclo menstrual REGULAR costuma durar 28 dias, contando do início da menstruação

(sangramento) até o primeiro dia da menstruação seguinte.


A menstruação depende de uma comunicação hormonal entre os ovários, o hipotálamo, e a hipófise. Resumindo: o hipotálamo excreta o GnRH (gonadotropina) que desencadeia a produção do hormônio foliculoestimulante (FSH).  O FSH por sua vez estimula o crescimento e desenvolvimento dos folículos do óvulo e a secreção dos estrógenos (estradiol) e progestinas.


Estrógenos, prostágenos e atividade física...

1 Estrógenos: é um conjunto de hormônios (estradiol, estriol e estrona), sendo o mais ativo o estradiol . São responsáveis pelo DESENVOLVIMENTO sexual feminino.  O estradiol age sobre as articulações, sobre metabolismo lipídico e Sistema Nervoso Central. É recomendável atividades físicas que exigem força e/ou resistência muscular.

2 Prostágenos: a progesterona é o hormônio protágeno mais potente. O comportamento da mulher muda e difere da fase estrogênica. Tem propriedades sedativas, estabilidade de humor e predispõe a mulher a menor atividade locomotora. Movimentos mais lentos e atividades moderadas também estão favorecidos pela ação profilática e antidepressiva.


Pra finalizar...  


Sabe-se que o estrogênio estimula o metabolismo dos carboidratos, gorduras e proteínas e aumentam a capacidade de endurance. Nessa primeira fase do ciclo, ocorre um aumento de testosterona, ou seja, ambiente favorável para ganho de massa muscular (substratos energéticos e hormônios a favor). É a melhor hora pra desenvolver seu desempenho!!!

Em contrapartida, progesterona é antagônica ao estrogênio e parece ter efeito contrario (catabólico). Nessa fase haveria uma maior tendência à perda de massa muscular, retenção de líquidos, menor limiar de dor e, portanto pior desempenho atlético.

E as cólicas?! Treinar leve ou simplesmente não treinar?!
Essa questão é pessoal... Se as dores forem suportáveis, diminua o ritmo e a intensidade dos exercícios. Se realmente for insuportável, descanse até que as dores melhorem!!! Vale lembrar que a atividade física ajuda na liberação de ENDORFINA!!!

EDUCADOR FÍSICO
CLAUDIO ANDRADE

Nenhum comentário:

Postar um comentário