segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

DICAS DE ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE




 Esportista de primeira viagem


 Por: Christian Klaus



Eu sou o educador físico Christian Klaus, e estou aqui a convite de J. Batista para passar dicas de atividade Física e Saúde.

Nas minhas participações no blog pretendo passar importantes dicas e orientações sobre como praticar esportes de forma adequada, proporcionando uma melhor eficiência dos benefícios da atividade física, além de possibilitar a diminuição de riscos como lesões, mal estar e outros problemas provocados por uma prática inadequada.

Em todas as participações pretendo trazer informações de uma modalidade esportiva diferente, como caminhada, corrida, ciclismo, musculação e outros, para que vocês tenham a possibilidade de escolher aquela modalidade que melhor se encaixe aos seus objetivos.

Nessa minha primeira participação quero passar algumas orientações importantes para quem tem o objetivo de começar uma prática saudável de atividade física.

DICAS:

Antes de tudo procure um médico para checar sua saúde, um cardiologista, um ortopedista, um profissional da área médica que porventura possa diagnosticar algum problema que você desconheça.


2°  Cuide da hidratação, como estamos na estação mais quente do ano, o verão, podemos perceber facilmente o aumento da temperatura, com isso perdemos muito líquido com o suor e na manutenção hidrostática do nosso corpo.

Ø Bebam de 2 a 4 litros de água por dia.

Ø Vocês podem utilizar a seguintes estratégias:

v 1)Guardem aquelas garrafinhas de água mineral de 500 ml, assim você tem um melhor controle do consumo de água, vocês devem beber no mínimo 4 garrafinhas por dia


Cuide da alimentação, tenha uma alimentação balanceada e em quantidades adequada; não façam dietas por conta própria; nem utilize a dieta de um amigo ( a dieta passada por um nutricionista é especifica para uma pessoa, pois o profissional analisa as taxas da glicose, gordura,pressão, e outros fatores exclusivo de cada indivíduo).

Ø Comidas para serem evitadas a todo custo:

v Refrigerantes: todos os tipos(normal, light, diet zero;

v Frituras;

v carnes processadas; salsichas, linguiças ...



obs.: o melhor é procurar um nutricionista!


4° tente adquirir todos acessórios do esporte: Roupas (adequadas à prática que você vai realizar) leves e confortáveis que não restrinjam sua mobilidade; tênis(acima de tudo confortável), equipamentos de segurança (como capacete para ciclistas, protetores para esporte de contato corporal e protetor solar em esportes ao ar livre).


Respeite suas limitações: Nunca exagerem na dose, não excedam seus limites a fim de trazer benefícios mais rápidos, pois isso é uma estratégia que não funciona. Os treinos devem sempre ser acompanhados por um profissional.

Repouso: o descanso é um dos três pilares do desenvolvimento muscular. Durma entre 7 e 9 horas por noite, isso de uma única vez, pois não adianta dormir 5 horas a noite e querer dormir 2 horas pela tarde. O sono reparador precisa de continuidade e quietude, logo, não durmam com a TV ligada ou com músicas ao fundo.




Espero que as dicas ajudem a motivá-los a buscar uma vida mais saudável.


Aguardem as dicas da próxima semana..

Nenhum comentário:

Postar um comentário