terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Próximo Passo: Como fazer a transição da Caminhada para a Corrida?

Olá leitores,


Antes de começarmos a tratar das dicas de hoje, gostaria de deixar meus parabéns a todas as pessoas que conseguiram começar o ano de 2013 cuidando da saúde. Hoje, em Macau, já é possível verificar um número considerável de pessoas praticando caminhadas, ciclismos, musculação, entre outras atividades em diversos horários do dia.
Mas, acredito que esse número ainda pode aumentar, e, é por isso que estamos aqui orientando e incentivando os esportistas iniciantes e também os veteranos para não agirem de forma errada e lá na frente não ficarem com sequelas de uma atividade física mal praticada.
Voltando as dicas...


Hoje as dicas são direcionadas para quem deseja correr. Inicialmente, destaco que a corrida só é indicada para quem já vem praticando caminhadas com regularidade ou para as pessoas que tenham feito um trabalho prévio de fortalecimento dos músculos das pernas.
Saibam que a corrida é excelente para o trabalho de fortalecimento do sistema cardiorrespiratório, mas em contra partida acarreta um maior desgaste para as articulações dos membros inferiores e suas articulações.
Vou apresentar a forma mais segura de realizar a transição da caminhada para a corrida.


Sigam o seguinte programa:

1. Caminhar por aproximadamente 10 a 15 minutos.

2. Correr por 3 a 6 minutos.

3. Andar por 3 a 5 minutos (recuperando-se da fase de corrida).

4. Voltar a correr por 3 a 6 minutos.

5. Andar por 3 a 5 minutos (recuperando-se da fase de corrida).

6. E assim sucessivamente, até concluir de 30 a 45 minutos no total.

Sempre devemos acompanhar as sessões com alongamentos suaves, depois da atividade. Após uma ou duas semanas nesse processo, façam uma avaliação de quanto tempo, de forma ininterrupta e num ritmo moderado, vocês conseguem correr.


Não custa nada relembrar, corrida já é um estágio avançado de atividade física, logo se você está a algum tempo parado ou nunca fortaleceu os músculos das pernas, é extremamente desaconselhada à prática desta atividade.

Apesar de fazer este aviso de perigo, correr é o “top” dos exercícios de condicionamento físico, correr regularmente gasta uma quantidade absurda de calorias, libera hormônios do prazer, chegando a ser uma prática viciante.
Qualquer dúvida sobre esta ou qualquer outra matéria vinculada no blog pode deixar um comentário que assim que possível respondo.



                                                                                                       Christian Klaus
                                                                                                               Educador físico

Nenhum comentário:

Postar um comentário