terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

PRIMEIROS PASSOS PARA UMA BOA CAMINHADA.


Olá leitores,

Espero que vocês tenham seguido as dicas do Manual do Folião e após o período carnavalesco estejam se sentindo dispostos para iniciar a prática de alguma atividade física.
Nas dicas de hoje iremos tratar da prática da caminhada, que é a atividade física mais democrática e aconselhada, pois existem pouquíssimas restrições e possui baixo custo.


Por que praticar caminhadas?

Uma prática constante de caminhada bem executada pode trazer inúmeros benefícios, tais como: diminui o risco de ataque cardíaco, regula a pressão, estabiliza a glicose, fortalece os músculos e ossos, no geral você acaba tomando menos remédios.
Comumente podemos observar várias pessoas caminhando de maneira errada, pois não possuem orientação adequada, logo, se expõe a lesões e não trazem os efeitos benéficos à saúde que são esperados. Hoje irei falar o que algumas pessoas fazem de errado e como corrigir esse erro.

O erro!

         O erro comum dos praticantes de caminhadas é o ritmo adotado.  Para esta atividade possibilitar um grande beneficio você deve adotar um “ritmo constante e acelerado de passos”, se você sair de casa para “caminhar” e andar num ritmo fraco os efeitos benéficos ao sistema cardiorrespiratório (pulmão e coração) não serão satisfatórios, ou seja, você não deve caminhar na mesma velocidade que vai ao supermercado ou à casa de um parente.


         Outro erro comum é quando você chama os amigos para fazer companhia durante a caminhada, já que os amigos sempre vão conversando e esquecem de controlar o ritmo, logo, se chamarem um amigo para caminhar você tem duas opções: conversa pouco ou caminha mais rápido.


Solução!

      Saiba como caminhar no ritmo correto:
Se você estiver caminhando a mais de 5 minutos e não sentir nenhuma mudança no funcionamento do seu corpo acelere o passo, tente andar mais rápido, porém com controle do movimento e equilíbrio.

         As características que o seu corpo irá sentir quando você conseguir atingir o ritmo adequando para caminhada são: sentir seus batimentos cardíacos acelerarem, a frequência respiratória irá aumentar, dificuldade para conversar normalmente. Esse conjunto de características distingue a caminhada de andar.

Como definir a rotina?

         O ideal é praticar atividade física “4 vezes por semana”
O tempo de pratica por dia é de no mínimo “45 minutos”.
         Escolha roupas e acessórios confortáveis, leves e que não restrinjam a movimentação.
Escolham rotas seguras, e com movimentação de veículos controlada.
Nem preciso falar sobre “hidratação”, antes, durante e depois você deve beber líquidos.

Até as próximas dicas!!!

Qualquer dúvida sobre esta matéria pode deixar um comentário, assim que possível responderei.

 Christian Klaus
Educador físico
                                                                                      
                                                                                       

Nenhum comentário:

Postar um comentário