sábado, 12 de outubro de 2013

DIA DAS CRIANÇAS PARTE II: Dicas de atividades físicas para as crianças

    Além de desenvolver o sistema cardiorrespiratório, o fortalecimento dos ossos e as funções psicomotoras, a prática de esportes na infância também ajuda na construção dos valores da criança. “A sociedade é competitiva e a gente acaba exigindo isso dos nossos filhos. Mas quem garante que ao chegar em primeiro lugar ele é uma pessoa melhor?”, indaga a psicóloga esportiva Adriana Lacerda. Balé, judô, futebol de areia ou natação, confira abaixo os benefícios de cada um dessas modalidades para os pequenos:

BALÉ

  A prática do balé é benéfica para a postura, ajudando a evitar problemas de coluna. O exercício também estimula o lado lúdico das crianças. Mas é preciso ter certos cuidados, como evitar o excesso de repetições de um determinado exercício.

 “Para a faixa etária dos 5 anos, como as crianças ainda não estão com o corpo todo formado, a gente trabalha a parte do alongamento. Fazemos repetições leves, de duas vezes, senão elas começam a ficar com as coxas e as batatas da perna muito grossas", explica a professora de ballet Sylvia Rocha.

Uma das maneiras de estimular o lado lúdico nas aulas é usar fantasias de desenhos animados. "O lúdico é uma forma de trabalhar a criança querendo ser uma princesa. Ela trabalha o salto alto, com a meia ponta (dos pés), fortalecendo o tornozelo, mexendo com o equilíbrio e a coluna. Ela se ajoelha para pegar uma coroa da princesa e tem que fazer isso com a delicadeza de uma bailarina", exemplifica a professora. A partir dos 8 anos, o exercício ganha mais intensidade devido às transformações no corpo da criança.


JUDÔ

   A idade ideal para começar a praticar o judô é aos 4 anos. "Até porque antes disso, a criança ainda não tem valências importantes para aprender o judô, como psicomotoras", explica o judoca Flávio Canto, do Instituto Reação.

  O atleta dá algumas dicas para quem quer escolher a academia de judô para os filhos: "A academia tem que estar federada na federação de seu estado. É importante conversar com o professor e assistir a uma aula antes de inscrever a criança nas aulas".

O judoca ainda destaca alguns dos benefícios para as crianças como: autoconfiança, concentração, coragem, determinação, força e flexibilidade entre outros.


NATAÇÃO



   Indicada a partir dos seis meses, a natação ajuda a prevenir e a tratar doenças cardiorrespiratórias e pulmonares. Outro benefício da atividade física é aumentar o companheirismo e a cumplicidade dos pais com o bebê. "Os pais normalmente revezam. Volta e meia à gente coloca um obstáculo ou brinquedo para ele que vá atrás, de diferentes maneiras. Engatinhando ou em pé ele vai descobrindo as formas de chegar até o pai", conta a professora de natação Daniela Gomes.

FUTEBOL DE PRAIA

Ao praticar futebol ou exercícios na areia, a criança desenvolve com mais qualidade sua estabilidade articular, adquire maior tolerância a lesões, melhora o equilíbrio e a capacidade cardiopulmonar, que vai fazer diferença quando se tornar um adulto. "A praia é o cenário ideal em se tratando de uma prática esportiva ao ar livre. Vai contribuir para o desenvolvimento da musculatura intrínseca, sobretudo do pé e da musculatura da perna, uma vez que se trata de um esporte que praticamente não tem impacto", explica o ortopedista João Grangeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário