segunda-feira, 21 de outubro de 2013

DICAS DE SAÚDE: Da caminhada a corrida

     A partir de hoje, a equipe do blog vai contar com a participação do educador físico Claudio Andrade, que possui a seguinte formação: bacharel em educação física pela FCC (Faculdade Católica do Ceará) e pós-graduação em treinamento esportivo pela UECE (Universidade Estadual do Ceará). E desde já agradecemos ao professor Claudio por dividir o seu conhecimento com os leitores dessa pagina. 



   Caminhar e correr são atividades distintas bastantes comuns no dia a dia. Você pode caminhar olhando vitrines no shopping, ir à padaria ou simplesmente correr para atravessar uma rua, pegar o ônibus (Sprint).

Benefícios...

-Emagrecimento 

 Caminhar tem seus benefícios, mas a corrida é a aposta certa para reduzir o peso corporal. Kleiner (2007) afirma: com 50% de sua frequência cardíaca máxima, são gastas 7 calorias por minuto. Numa corrida com a frequência cardíaca de 75% da máxima, são gastos 14 calorias por minuto. Ou seja, queimam-se mais gorduras totais com exercícios de maior intensidade. Além da queima de gordura, a corrida regula hormônios que influenciam no apetite, segundo um estudo americano da Universidade de Wyoming feito com 19 mulheres (9 corredoras e 10 caminhantes).

- Doenças do Coração

     Num estudo comandado por Paul Williams, as taxas de colesterol e os riscos de diabetes, hipertensão e infarto, reduziram igualmente entre corredores e caminhantes (esses se exercitaram por mais tempo). A caminhada exige menos do coração, sendo mais segura para quem acabou de levantar do sofá.



- Contra a Osteoporose

            O impacto da caminhada já acarreta uma reciclagem dos ossos. A caminhada estressa menos a massa óssea que a corrida, sendo indicada para pessoas com osteoporose (vale ressaltar o grau da doença).


- Sono

            O simples fato de andar já libera a endorfina (hormônio que relaxa o corpo). Da maneira que a pessoa progride nos treinos, deve-se aumentar a intensidade do mesmo, pois com a corrida os níveis de endorfina são liberados em maior quantidade.
  
Dicas...

- Procurar um médico para saber as reais condições do seu corpo. Em seguida um profissional de Educação Física para elaborar seu treino;
- Invista em roupas e calçados confortáveis onde atendam suas necessidades;
- Comece devagar e progrida quando achar necessário. Não pegue corda de outros corredores principalmente se estiver saindo do sedentarismo;
- Procure locais planos, bem iluminados e arborizados;
- Respire. Comece com uma caminhada onde você consiga conversar com o companheiro;
- Não esqueça sua garrafa de água. Alimentar-se antes da atividade é importante. Evite realizar qualquer exercício em jejum prolongado;
- Escolha uma lista musical.

Referências...

- Nutrição para o treinamento de força, KLEINER, Susan M. et.al. – 3ed. – Manole, 2009;

- Revista Saúde - edição 366 p. 28-33.

Nenhum comentário:

Postar um comentário