segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

DICA DE SAÚDE: ALONGAMENTO X AQUECIMENTO




Christian Klaus
Educador Físico


No programa de hoje tentarei acabar com a dúvida de alguns atletas, “aquecimento e alongamento são a mesma coisa?” Essa é uma dúvida muito recorrente, mas a partir de agora você entenderá a diferença e irá saber qual dessas atividades devem ser realizadas em diferentes ocasiões.




Aquecimento



O objetivo do aquecimento é aumentar a circulação sanguínea e consequentemente  aumentar a temperatura dos músculos, preparando-os para as tarefas que virão.
O aquecimento visa prevenir lesões, aumentar a lubrificação nas articulações, melhorar e manter o desempenho por mais tempo.
As características do aquecimento são movimentos rápidos e repetitivos, de preferência o movimento deve ser similar aos exercícios que serão realizados, porém com uma intensidade leve a moderada.


Regras para um bom aquecimento:


Aumento gradativo da intensidade – Ex.: Se vai correr, comece andando, depois trotando e vá aumentando a velocidade de forma gradativa até chegar a velocidade que você deseja.

Tempo- o tempo necessário para o corpo se adaptar ao esforço é diferente para cada pessoa então respeite o seu.

Intensidade – não exagere no aquecimento.

O aquecimento é altamente recomendado antes de qualquer atividade física.


Alongamento



O Alongamento tem como objetivo melhorar a amplitude articular, os efeitos desses exercícios é aliviar dores, melhorar a regeneração muscular e evitar a atrofia muscular e amplitude articular.
O Alongamento se caracteriza por ser lentos, atinge grupamentos musculares específicos e usar força na intensidade adequada.

Eficiência – Execute os movimentos com máximo de concentração para não expor a musculatura e articulações a tensões equivocadas.

Limite – A amplitude articular é influenciada por vários fatores, como temperatura, nível de fadiga, fatores mentais e etc, logo cada dia sua amplitude máxima será diferente então respeite seus limites.  Nunca tente imitar seu colega!

Sinal de Alerta – A dor não é o objetivo do alongamento, sempre se recomenda tentar esticar o máximo das articulações então sentir um desconforto é aceitável, porém  se começar a sentir dor pare imediatamente.

O alongamento é recomendado para ser feitos em vários momentos do dia, quando você acorda, durante o trabalho, no final do dia, e sempre que você pode treinar.

Antes de iniciar uma atividade física procure um médico e um educador físico.

Bom treino para todos e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário