segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

EU SOU POTIGUAR: Com Clodoaldo Silva.


            O Eu sou potiguar de hoje, traz uma homenagem ao grande atleta Clodoaldo Francisco da Silva Correa, também conhecido como Clodoágua, nascido em Natal, no dia 01 de fevereiro de 1979, o atleta teve uma paralisia cerebral por falta de oxigênio durante o parto, o que afetou sua mobilidade das pernas e sua coordenação motora.
Clodoaldo conheceu a Natação ainda no ano de 1996, inicialmente utilizou este esporte exclusivamente para o seu processo de reabilitação. No entanto, apenas quatro anos depois já estava disputando os jogos paraolímpicos de 2000, conquistando 4 medalhas, sendo 3 de prata e 1 de bronze.
 Após essas conquistas o nosso grande atleta intensificou seus treinamentos e nas paraolimpíadas de Atenas no ano de 2004, conquistou 7 medalhas, sendo 6 de ouro e 1 de bronze, tornando-se o brasileiro recordista de medalhas de ouro em uma única edição de jogos paraolímpicos.
Em decorrência disso, Clodoaldo foi o primeiro nadador paraolímpico brasileiro a ganhar destaque nacional e internacional, em um total de 4 paraolimpíadas que disputou chegou a conquistar um total de 13 medalhas, sendo 6 de ouro.
Além dos títulos paraolímpicos, não podemos esquecer das três edições de jogos parapan-americanos, Mar Del Plata em 2003 (5), Rio de Janeiro 2007 (8) e Guadalajara 2011 (6) e nos 3 campeonatos mundiais que disputou conquistou nove medalhas.
 Entre essas conquistas somam-se as homenagens recebidas como: Título de embaixador do pan e parapan-americano de 2007, Escolha pela Soberana Ordem do Mérito do Empreendedor Juscelino Kubitschek como personalidade esportiva de 2006.
           A brilhante trajetória do nosso atleta homenageado serve de inspiração, especialmente, para as pessoas que sofrem algum tipo de deficiência física ou mental, para que enfrentem suas limitações e pratiquem um esporte para desfrutar dos inúmeros benefícios trazidos pela prática de atividade física e quem sabe tornem-se até grandes heróis como o nosso Clodoaldo. 


            Parabéns Clodoaldo e obrigado pelas muitas conquistas e alegrias trazidas para o nosso país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário