terça-feira, 17 de dezembro de 2013

EU SOU POTIGUAR: Com Virna


Depois da passagem de atletas do basquetebol, atletismo, natação e futebol de campo, chegou à vez do voleibol ilustrar nosso “Eu sou potiguar”! Hoje trazemos para vocês um pouco da história de Virna Cristine Dantas Dias, que nasceu em Natal no dia 31 de agosto de 1971, a nossa atleta de hoje começou a sua carreira muito jovem e logo ganhou destaque como uma das melhores atletas do estado.
 Ainda no ano de 1991, nossa ilustre atleta começou sua carreira na seleção brasileira, a convite do então treinador Wadson Lima, nesta época ainda não participava dos principais torneios da seleção. No entanto, com a entrada do treinador Bernardo Rezende (Bernardinho), em 1993, passou a integrar o grupo principal da seleção brasileira de voleibol feminino adulto de forma permanente.
Durante dois anos, Virna esteve presente nas principais conquistas do voleibol do país, tais como a medalha de ouro no GRAND PRIX de 1994 e os vice-campeonatos do CAMPEONATO MUNDIAL do mesmo ano e da COPA DO MUNDO de 1995, ainda na condição de reserva.


 Em 1996, esse cenário começou a mudar, a lesão no dedo do pé da atleta Hilma Caldeira no primeiro jogo contra o forte time de Cuba nas Olimpíadas de Atlanta, fez com que Virna fosse à escolhida pelo treinador para assumir o lugar da atleta machucada e dai por diante, mostrando muita segurança e perfeitamente a vontade na posição de atacante de ponta conquistou a medalha de bronze da olimpíada, melhor colocação do Brasil até o ano de 2008, quando o time feminino conquistou o ouro olímpico.




A partir de então, Virna tornou-se titular incontestável da seleção feminina do Brasil e uma das atletas mais importantes do grupo, conquistando uma segunda medalha de bronze nas olimpíadas de Sydney, e mais três títulos de GRAND PRIX (1996,1998 e 2004).
Após o fracasso nos jogos Olímpicos de Atenas, encerrou em definitivo a sua bela carreira na seleção brasileira. Virna ainda jogou uma temporada no campeonato Italiano defendendo a equipe do Chieri, onde conquistou um sexto lugar na competição. Em seguida, passou a atuar no vôlei de praia, onde permaneceu até meados de 2006. Além das conquistas com a seleção, também teve como algumas das principais conquistas em clubes os títulos da superliga pelo Flamengo 2000/2001 (clube que ela torce e fez questão de usar a camisa 10 em homenagem a Zico seu ídolo no esporte), e de 2008/2009 pelo Rexona-Ades, em sua despedida das quadras.


CONQUISTAS

- Grand Prix, 1994, medalha de ouro 
· Campeonato Mundial, 1994, medalha de prata 
· Grand Prix, 1995, medalha de prata 
· Copa do Mundo, 1995, medalha de prata 
· Jogos Olímpicos de Atlanta, 1996, medalha de bronze 
· Grand Prix, 1996, medalha de ouro 
· Grand Prix, 1998, medalha de ouro 
· Grand Prix, 1999, medalha de prata (melhor jogadora, melhor atacante, melhor passe e maior pontuadora) 
-Copa do Mundo, 1999, medalha de bronze 
· Grand Prix, 2000, medalha de bronze 
· Jogos Olímpicos de Sydney, 2000, medalha de bronze 
· Copa do Mundo, 2003, medalha de prata 
- Grand Prix, 2004, medalha de ouro.




Fácil perceber a importância dessa nobre atleta para o nosso cenário esportivo. Parabéns Virna pelo excelente trabalho prestado ao esporte dos brasileiros, e , especialmente, dos potiguares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário