terça-feira, 17 de dezembro de 2013

DICAS DE SAÚDE: Hipertrofia e suas diferentes formas...

EDUCADOR FÍSICO
CLAUDIO ANDRADE


          Começo o texto de hoje explicando o que é hipertrofia. Hipertrofia é definida como o aumento de um órgão em consequência de um aumento das funções celulares. Em outras palavras é uma adaptação da célula frente a maior exigência de trabalho. Pode acontecer de forma fisiológica (Hipertrofia Muscular) ou patológica (Hipertrofia do Miocárdio).


Pois bem... Vou falar hoje sobre HIPERTROFIA TOTAL. Esse tipo de hipertrofia é resultado de dois outros tipos de hipertrofia: a sarcoplasmática ou metabólica e a miofibrilar ou tensional. Os resultados são percebidos através do aumento de diâmetro do músculo.






Hipertrofia Sarcoplasmática

É o aumento do volume sarcoplasmático ou do seu conteúdo líquido. É mais percebida em fisiculturistas e atletas que treinam com repetições elevadas (> 10 RM). Manifesta-se em decorrência de um aumento do líquido e demais organelas do sarcoplasma.
Nota: Sarcoplasma é o citoplasma de uma fibra muscular. É multinucleado contendo grandes quantidades de glicogênio, partículas de gordura e enzimas.


Hipertrofia Miofibrilar

É o aumento em tamanho (transversal e longitudinal) das proteínas contráteis (actina e miosina). É vista em levantadores de peso que treinam com cargas elevadas e poucas repetições (< 6RM).


Sabe-se que o treinamento de força, seja ele tensional ou metabólico, causa hipertrofia em seus diferentes tipos.

RESUMINDO...
TREINO TENSIONAL
POUCAS REPETIÇÕES
HIPERTROFIA MIOFIBRILAR
TREINO METABÓLICO
REPETIÇÕES ELEVADAS
HIPERTROFIA SARCOPLASMÁTICA

Para esclarecer...

O aluno chega à academia, magrinho, querendo “ficar grande”. O profissional atendendo seu pedido inicia um trabalho de adaptação, visto que, ele NUNCA fez musculação. Algumas semanas depois o mesmo sujeito chega à academia e já se sente todo “inchado”. Dá até pra ir de camiseta... Aí viaja, passa uma semana sem treinar e volta “murcho”. Eras, perdi tudo... NÃO...

O que aconteceu? Nas semanas iniciais ocorre uma hipertrofia sarcoplasmática, superficial da célula muscular. Esse aumento se dá devido a exigência de trabalho. Acontece o aumento do número de organelas, água, glicogênio, creatina no sarcoplasma, representando um aumento metabólico. Neste tipo de hipertrofia os resultados são mais rápidos, mas não se mantém com o destreinamento.

Já na hipertrofia miofibrilar as adaptações são mais difíceis. Acontece que as miofibrilas (actina e miosina), responsáveis pela contração muscular, sofrem microlesões constantes com o treino realizado com cargas elevadas e são substituídos por filamentos novos e maiores,  gerando um aumento no tamanho da musculatura. Esse tipo de hipertrofia demora mais para acontecer, porém não é perdida tão rapidamente como a sarcoplasmática.
Para obter bons resultados vale ressaltar a paciência, a alimentação adequada, bom descanso e estímulos mais intensos.

Isso tudo pra eu falar sobre um tipo de treino pouco conhecido por alunos e muito confundido por profissionais da Educação Física...


Cenas do próximo post..

Nenhum comentário:

Postar um comentário