segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

MEMORIA ESPORTIVA ESPECIAL: A origem do Campeonato de Blocos de Macau

mais de quatro décadas, realizou - se o primeiro campeonato de futebol de salão de blocos carnavalescos na cidade de Macau RN.



Nascido do entusiasmo e espírito esportivo dos jovens estudantes que viam na prática do esporte um instrumento de lazer, mais acima de qualquer coisa adoração pelo nosso carnaval, já conhecido como um dos mais animados do nosso estado.













 Em meados de dezembro de 1971, Chico Paraíba (Jardim), Zé Antônio (Equipicão), Adilson da purificação (Sombras), Marcos Paiva (Demônios), Albimar Mello (Equipicão), Gustavo Bezerra (Jardim), Chico Antônio (Sombras), Haroldo Andrade (Equipicão), Gaspar Medeiros (Sombras), e Ricardo de Candu (Equipicão), reuniram-se na Praça da Conceição, com o objetivo de promover uma atividade para os blocos carnavalescos da nossa cidade para o mês de Janeiro, estendendo até a véspera do carnaval. Como o nosso futebol de salão era bastante conhecido, ficou decidido que seria realizado um quadrangular de futebol de salão no colégio do Padre Penha (CEIMH), entre os quatros blocos carnavalescos que participaram da primeira edição do Campeonato de Blocos. O vencedor do torneio ganharia como troféu o direito de assumir no bar do Sr. Augusto Coutinho (Praça da Conceição), seis litros de Montilla, quatro garrafas de Coca Cola e uma bandeja de ovos cozidos, sendo as despesas, pagas pelas equipes perdedoras.

 Até os dias de hoje, esse campeonato possuiu como palco de realização sete quadras de esportes. 1 - Quadra do colégio do Pe. Penha (CEIMH), 2 - Quadra do Matarazzo (SESI), 3- Quadra do Basquete (LIONS CLUBE), 4 - a primeira Quadra Municipal, 5 - Quadra do Estádio Walter Bichão, 6 – Quadra do porto, 7 - Ginásio Poliesportivo Virgílio Barbosa.

 O bloco Equipicão, registra até hoje o maior número de títulos. Dos sete primeiros anos, conquistou quatro vezes o título de campeão e três vezes o título de vice-campeão. Logo em seguida vem o Azes do Ritmo com três títulos conquistados. E o destaque é do bloco Jardim da Infância que na história do campeonato é o único bloco carnavalesco que participou de todos os campeonatos realizados.

A equipe do blog agradece ao amigo Rildo Teodósio pelo material cedido para a elaboração dessa publicação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário