terça-feira, 23 de abril de 2013

Manual de Musculação - Parte Final


Boa Tarde,

Hoje é dia de ”Dicas de Saúde e Atividade Física”, e na edição de hoje iremos encerrar o especial “Manual de Musculação”. O assunto que abobadaremos nesta edição trata da musculação para subgrupos de atletas, e em diferentes fases da vida, ou seja, Musculação na: adolescência, na terceira idade e para mulheres.


Musculação na adolescência


Até pouco tempo atrás a musculação no período da adolescência era extremamente proibida. Entretanto, hoje já existe um consenso no mundo da ciência desportiva que isso é apenas um mito, hoje muitos profissionais e médicos pediatras receitam musculação tanto como esporte quanto para tratamento de alguns problemas fisiológicos. Mas, vale resaltar que apesar da liberação da musculação na adolescência existem alguns fatores para serem analisados antes de iniciar essa prática esportiva.

Antes do inicio devemos: 
 
  • Fazer Exames clínicos para verificar a plena condição cardíaca e óssea, ou seja, descobrir se existe alguma doença que restrinja a prática de atividade física.
  • · Verificar se já ocorreu o estirão de crescimento (pós-puberdade), geralmente nos meninos entre os 14 e 16 anos, e nas meninas após a 1ª menstruação (12- 14). Se já passaram dessa situação podem iniciar uma pratica acompanhada de musculação.

Se você atende as exigências acima, você deve atentar durante a prática para:

  • Escolha da carga adequada, na adolescência não é aconselhado treinamento com super-cargas, os pesos devem ser escolhidos entre carga leve a moderada.
  • A duração, os treinos não devem ultrapassar 40 minutos.
  • Os melhores treinamentos são os que tenham exercícios compostos, os quais trabalham vários grupos musculares.
  • Nunca exagere no treinamento e sempre tenha um profissional que acompanhe a execução do exercício, já que se você começou uma atividade física muito jovem terá maior chance de ter uma sequela na sua vida adulta.

Musculação para mulheres


Há algum tempo as mulheres passavam longe das academias de musculação, pois imaginavam que com a prática de exercícios com pesos seus corpos ficariam similares aos dos homens, que a musculação acabaria com toda sua feminidade. Hoje já temos provas do contrário, o padrão de beleza feminino esta cada fez mais atrelado a uma prática de musculação.

O que difere na musculação para homens e para mulheres?
As recomendações feitas para mulheres são as mesmas dos homens, a diferença será na:
  • Velocidade dos resultados
  • Quantidade de treinamento
  • Dieta
 
 

Durante a menstruação
Durante esse período algumas mulheres apresentam sintomas que incomodam bastantes, tais como dor de cabeça, cansaço, irritabilidade, dor abdominal entre outros. Logo, durante esse período escolham exercícios mais agradáveis, que melhorem sua disposição e exercício aeróbicos, a rotina deve ser mantida. Se esse período for muito incomodo para malhar peça ao seu professor um programa de treinamento especial para essas ocasiões.



Musculação na Terceira Idade
Hoje a maioria das pessoas já sabem que a musculação é uma das melhores atividades físicas a ser praticada nesse período da vida, quando atingimos certa idade (após os 30 anos) começamos a perder densidade óssea e massa muscular, esses efeitos ficam mais evidentes durante a 3ª idade, quando a locomoção fica difícil, as facilidades de realizar as tarefas cotidianas já não são mais as mesmas, aparecem dores em algumas regiões e o risco de lesões graves aumentam consideravelmente. Logo, a solução para todos esses problemas pode ser a pratica de musculação.


  
 Antes do inicio devemos:
  • Fazer Exames clínicos para verificar a plena condição cardíaca e óssea, ou seja, descobrir se existe alguma doença que restrinja a prática de atividade física. 

Se você foi liberado pelo seu médico para realizar uma atividade física, você deve atentar durante a prática para:
  • Escolha da carga adequada, nessa fase da vida não é aconselhado treinamento com super-cargas, os pesos devem ser escolhidos entre carga leve a moderada.
  • A duração, os treinos não devem ultrapassar 40 minutos.
  • Os melhores treinamentos são os que tenham exercícios compostos, os quais trabalham vários grupos musculares.
  • Nunca exagere no treinamento e sempre tenha um profissional que acompanhe a execução do exercício, vocês devem malhar para adquirir uma saúde melhor e não desenvolver um problema.


Com isso encerro o manual de musculação, mas no futuro ainda iremos falar mais algumas vezes sobre esse tema, que foi abordado tão superficialmente. Como é de costume relembro que essas informações servem de referência e que o programa de treinamento deve ser individualizado, e sempre seguir  os pilares da saúde: treinamento, alimentação e descanso.



CHRISTIAN KLAUS
Educador Físico 

Nenhum comentário:

Postar um comentário