segunda-feira, 8 de julho de 2013

DESCUBRA COMO ESTÁ SUA COMPOSIÇÃO CORPORAL



 Por:                               
Christian Klaus
Educador Físico



Bom dia leitores do Blog,
 
A matéria de hoje irá trazer alegria para alguns e tristeza para outros, entretanto, com as informações que vocês aprenderão aqui, poderão traçar um rumo para sua saúde.
Hoje vocês aprenderão como fazer 3 cálculos para descobrir como anda sua forma física, são três fórmulas simples e rápidas de fazer.

IMC – Índice de Massa Corporal



Esse é o método mais conhecido, e foi desenvolvido pela Organização Mundial de Saúde, esse método leva em consideração sua altura e peso.

P (peso)
IMC =  _______________
            A² (altura x altura)

Com o resultado obtido através da fórmula, vocês irão comparar com a tabela abaixo e irão saber como esta sua condição física.

Classificação

     Valores (kg/m²)

 Baixo peso 
 até 18, 5 
 Faixa de peso ideal (normal) 
 de 18,6 a 24,9 
 Pré-obesidade
 de 25 a 29,9 
 Obesidade 1º
 de 30 a 34,9 
 Obesidade 2 º
 de 35 a 39,9 
 Obesidade 3º
 acima de 40





IAC – ÍNDICE DE ADIPOSIDADE CORPORAL

Esse é o método desenvolvido para atingir certo grupo de pessoas que não conseguiram descobrir a real situação da sua forma física. Esse método é muito mais preciso do que o do IMC, entretanto, é mais complexo.

        Circunferência do quadril
  IAC   =     ________________________  - 18

[altura] x √[altura]


Homens
Mulheres 

Adiposidade normal
8  a 20
21 a 32
Sobrepeso
21 a 25
33 a 38
Obesidade
acima de 25
acima de 38







Esse realmente é um cálculo muito complexo para se fazer na ponta do lápis, logo aconselho a vocês utilizarem uma calculadora, que ajudará bastante.


ICQ  - Índice Cintura-Quadril


Esse método é excelente para descobrir uma maior probabilidade de desenvolver doenças cardiovasculares e Hipertensão. Esse método utiliza uma relação entre a circunferência do quadril e a circunferência da cintura. Na medida em que o valor obtido fica mais longe dos recomendados maior é a chance de desenvolver doenças cardíacas, pois significa que a gordura esta se acumulando mais próximo ao coração



 
Circunferência da Cintura
                                             ICQ    = __________________________
Circunferência do Quadril



SEXO
ÍNDICE RECOMENDADO
MULHER
= OU MENOR QUE 0.8
HOMEM
= OU MENOR QUE 1.0







Hoje aprendemos como descobrir nossas condições físicas. Na próxima matéria irei trazer algumas dicas de como montar sua academia caseira e posteriormente irei trazer dicas de  como montar treinos para fazer em casa, com o objetivo de perder massa gorda, ganhar músculos(Hipertrofia), e adquirir saúde e qualidade de vida. Se ficaram interessados não percam as próximas matérias
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário