sexta-feira, 19 de julho de 2013

MEMÓRIA ESPORTIVA COM PROFESSOR VANDO

CHEGOU O JOGO


Como todo bom brasileiro eu fui peladeiro, futebolista,boleiro, atuando na posição de zagueiro,digamos um zagueiro mediano tipo como dizia Décio:"espalha brasa". Nessa posição e com esse estilo joguei no Cruzeiro da "rua do cruzeiro". Atuei no time da "Linha"-equipe imbatível no "campinho da universidade"-Joguei no River,no Lazio,no Tambaú, no Ilha de Santana, no Botafogo de J Batista, como também  atuei na Seleção do CRESM, equipe formada por universitários do Campos Avançado de Macau com a qual participei de várias edições dos jogos Universitários do RN, atuando como lateral direito, hoje uma espécie de terceiro zagueiro.
Com esses times desfilei minha categoria por vários campos e campinhos aqui de Macau ao enfrentar os centroavantes rápidos no 'meio da salina", no campo da "gurita", 'no campinho do cruzeirinho", no campo da "usina" e no maior de todos: o Walter Bichão.
Muitas vezes fui campeão,outras não. Mas, isso não me importou muito porque o que me marcou naquela época não eram os títulos conquistados, e sim, as inúmeras excursões que fazia todos os domingos com o meu time ou quando era convidado para atuar em outra equipe  e sair para o 'jogo" em outras localidades próxima ou distante de Macau. O roteiro eramos os mais variados possíveis  a começar pela Ilha de Santana e Imburanas quando atravessava de barco para participar de vários torneios nessas localidades. Em outros domingos me deslocava em cima de caminhão,caçamba,jipe,caminhonete, enfrentando estrada de barro,sol,chuva e poeira, pronto com o meu time para o embate contra as equipes locais de Macauzinho,Tambaú,Quixabas,Barreiras,Diogo Lopes,Guamaré,Mulungu,Pendencias,Alto do Rodrigues,Carnaubais,Porto do Carão,Porto do Mangue,Amargoso,Jandaíra,além de outras praças onde se praticavam o bom futebol cujos anfitriões nos recebiam com uma expressão que resumia o futebol do interior:"chegou o jogo".
A volta nem sempre era tranquila, pois em algumas  ocasiões quando o meu time vencia a partida, saímos ás pressas sob forte chuva de pedras  arremessadas pela torcida local enfurecida com a derrota. Era assim. Sempre foi assim . Isso fazia parte do jogo quando o futebol envolvia uma equipe  visitante contra uma equipe local.

Hoje não é mais dessa forma, os tempos mudaram e temos que aceitar isso,e assim como um time de futebol,o ônibus substituiu o caminhão,o jipe, a caçamba,e a caminhonete. A estrada de barro deu lugar ao asfalto. O campo de areia e barro foi trocado pelo estádio com gramado. A torcida que era envolta  em torno campo fungando no cangote do adversário, foi substituída pela torcida de arquibancada distante dos jogadores.
Hoje tenho lembrança de tudo isso, principalmente lembrança da expressão que marcou minha vida: CHEGOU O JOGO

Professor Vando



2 comentários:

  1. Amigo gostaria de saber alguma informação do Macau Esporte Clube que participará da segunda divisão de futebol? Quem será o técnico? Jogadores? Pré-temporada e tudo mais? Aguardo por informações e manteremos parceria de informações??

    garrinchafutsal@ig.com.br
    Equipe Esportiva Escrete de Ouro da Rádio Ouro Brancoam
    www.terradaxelita.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Peço mil desculpas por não ter respondido antes, mais estava com problema no meu endereço e não tinha visto o seu comentário

      Excluir