segunda-feira, 22 de julho de 2013

MONTE SUA ACADEMIA EM CASA


Por Christian Klaus
Educador físico



Há algum tempo acreditava-se que para conseguir saúde e um corpo bonito era obrigatório realizar práticas esportivas em academias ou em locais abertos, entretanto, hoje esse conceito foi completamente destruído.
Atualmente, com a grande variedade de equipamentos para os que exercitam o corpo disponíveis no mercado já é possível montar uma academia em sua própria casa. Isso pode trazer inúmeras vantagens como:

TEMPO – você poderá usar o mínimo de tempo livre para malhar;
FOCO – você não precisa revezar equipamento com ninguém, a não ser que você chame sua companheira ou  amigo para dar uma ajudinha;
MÚSICA DE QUALIDADE – você nunca mais irá ouvir aquela música que lhe causa raiva, você como DJ selecionará suas prediletas;
CONFORTO – Na sua casa não é necessário estar com a roupa combinando. Imagine as vantagens de usar qualquer peça de roupa, “os homens e mulheres piram nessa ideia”. Sem falar que aqueles que estão fora do peso nem vão ligar de ficar com a barriguinha de fora;
DISCIPLINA – apesar de todas as vantagens de se malhar em casa algumas pessoas conseguem melhores estímulos quando estão em uma academia convencional. Logo, para não desviar dos objetivos desenvolver e manter a disciplina é  fundamental.

Agora que você já viu todas as vantagens de ter uma academia em casa e decidiu comprar alguns equipamentos. Vou trazer algumas orientações para você fazer a escolha certa e descobrir se esse tipo de treinamento combina com você.

         QUAIS EQUIPAMENTOS COMPRAR?

           Para responder essa pergunta você deve primeiro definir seu treinamento de acordo com o objetivo, que pode ser perder peso ou ganhar massa muscular, manter uma boa mobilidade, conseguir uma qualidade de vida e saúde.

Para Perder Peso


         Para esse objetivo os melhores equipamentos são os de atividades aeróbicas, como Bicicletas Ergométricas, Esteiras, Elípticos (simuladores de caminhas), Step e outros do Gênero.

Para ganhar massa muscular e modelar o corpo


                  Já para um objetivo mais robusto, é necessária a aquisição de equipamentos mais complexos como as Maquinas “multi-exercícios”, que promovem a possibilidade de varias atividades anaeróbicas, assim oferecendo meios para treinar com sobre peso e desenvolver os músculos dos membros inferiores e superiores

Outros equipamentos que você deve ter em sua casa:
            Halteres e anilhas de pesos variados;
            Colchonetes;
            e outros que forem necessários ao longo do seu desenvolvimento.

            LOCAL DE ADEQUADO
        Antes de comprar os equipamentos, façam os cálculos e planejamentos, levando em consideração o tamanho do local que você vai destinar para sua prática de exercícios. Escolham o local da casa, e retirem as medidas dos equipamentos para verificar quais atendem as suas necessidades e cabem com sobra para a execução dos exercícios.
             Como muitos dos equipamentos são retráteis você pode adequar o local ao momento de realizar o exercício e no final arrumar a casa deixando como se nada tivesse acontecido.

         CONSTRUÇÃO DO TREINO

Como eu citei acima, em sua casa você pode malhar a qualquer hora, mas leve em consideração a criação de uma rotina de treino, ou seja, estabeleça um horário de treino em que você possa manter uma frequência.
           Mantenha o foco, em casa você terá outras tentações e algumas bem fortes, mas não deixe a tentação de burlar o treino vencer você.
Não trate seu corpo com descaso e treine concentrado e adequadamente, use roupas apropriadas e execute os movimentos corretamente. Não aproveitem o fato de não ter um acompanhamento profissional diariamente para não tomar as medidas de segurança exigidas.

          REFEIÇÕES

Esse é o mais difícil de conseguir durante um treinamento, manter a dieta é fundamental para qualquer coisa. Uma boa alimentação irá lhe proporcionar mais energia, redução de medidas, fonte de nutrientes para o anabolismo.
As regras para manter uma boa alimentação é:
Comer a cada 3 horas;
Controlar o consumo de calorias;
Beber 2 litros de água no mínimo, diariamente;
Montar os pratos mais coloridos do que o arco-íris.

Por fim, ressalto a importância de procurar um profissional qualificado para as primeiras informações sobre a utilização dos equipamentos, pois, a prática incorreta de exercícios físicos pode acarretar problemas à saúde.

Com essas dicas e orientações você já pode começar a planejar sua própria academia, no caso de dúvidas pode postar nos comentários que responderei  ou  procure um profissional de sua confiança.




Nenhum comentário:

Postar um comentário