segunda-feira, 29 de julho de 2013

EVITE DORES RELACIONADAS A MÁ POSTURA

Bom Dia leitores do Blog,
Por CHRISTIAN KLAUS
Educador Físico



         A matéria de hoje vai deixar um pouco de lado a atividade física e se concentrará em saúde e qualidade de vida. Hoje iremos abordar um tema que acomete uma grande quantidade de pessoas no mundo inteiro, dores ocasionadas pela má postura no ambiente de trabalho.
     Devido ao rápido avanço tecnológico é cada vez mais comum encontrarmos profissões em que os funcionários passam quase todo o tempo sentado, e muitos casos exclusivamente na frente de computadores. Sobre essas condições o corpo começa a fadigar e quando os limites são extrapolados o corpo reclama e pede socorro, esse pedido de ajuda é representado pelas “dores”, que comumente são sentidas nas costas (cervical, torácica e lombar); mãos e punhos, cabeça e etc.



DORES MAIS FREQUENTES

Dores na cervical e ombros

        Essas dores são provocadas pelo local onde posicionamos o objeto de visualização, que pode ser um livro, um monitor entre outros. Nesse caso a postura errada força demasiadamente toda região muscular que dar suporte a cabeça e os membros superiores.



Dores na Lombar

        Esse é outro tipo de dor bastante comum, essa situação é provocada especificamente devido a forma que posicionamos nossos músculos glúteos("Bumbum"), quadril e ísquios(ossos do "bumbum") sob o assento. A forma errada de sentar provoca rapidamente dores nessa região.




Dores no Punho e dedos

  A situação de má postura dos punhos e mãos ocasiona uma tipo de problema muito conhecido pelos trabalhadores da área de informática, a famosa LER,  “Lesão por Esforço Repetitivo”, esse tipo de lesão é causa até de afastamento temporário do trabalho.

Cãibras, dormência, dores nas pernas e panturrilha




     Como se não bastasse as dores nas pernas a postura errada de posiciona-las quando estamos sentados pode provocar consequências ao longo de todo o corpo, principalmente na coluna.
         Devemos atentar para o ângulo formado entre as pernas e o quadril, e até mesmo na posição dos pés. Recomendamos também a utilização de um apoio para os pés, que pode ser improvisado com objetos comuns de sua casa ou trabalho para corrigirmos a postura das pernas e pés.


 Alongamentos para se livra das dores



Muitas vezes acreditamos que adotarmos uma postura correta no ambiente de trabalho, estudo ou lazer será uma tarefa complicada, no inicio poderá ser desconfortável e difícil, entretanto os benefícios a sua saúde dessa mudança de hábitos serão eternos, permitindo uma vida sem dores, desconfortos e limitações .
Se você começou a sentir algum desses tipos de problemas ou já vem sofrendo com eles a algum tempo, existem algumas formas de alongamentos que vocês poderão fazer em poucos minutos no próprio ambiente de trabalho que poderá aliviar bastante as dores, e como a atitude frequente de realizar os alongamentos afastarão definitivamente essas dores.



Postura correta

         Em resumo para conseguirmos um postura correta que causará o mínimo de impacto nas articulações, coluna vertebral e a musculatura em geral precisamos nos disciplinar para adotar um conjunto de posições que manterão seu corpo sempre alinhado. Com isso além de evitarmos dores, ficaremos mais apresentáveis e bonitos, demostrando uma postura de confiança e charmosa. Agora veja abaixo como devemos nos posicionar nas cadeiras.




        Com isso encerro a matéria de hoje, caso tenha ficado alguma dúvida ou queiram mais informações, detalhes ou alongamentos diferentes, entrem em contato conosco através do blog ou então através do Faceboock https://www.facebook.com/jbesportesmacau?ref=ts&fref=ts. Desejo a todos um bom inicio de semana até logo.

Um comentário: