sábado, 30 de abril de 2016

POTIGUAR 2016: Volante do América-RN destaca mudança de clima antes do clássico

Foto: Carlos Cruz/GloboEsporte.com
A decisão do Campeonato Potiguar entre América-RN e ABC começa neste domingo. Como o primeiro jogo é na Arena das Dunas, com mando do Alvirrubro, o volante Bruno Renan espera construir a vantagem para que a equipe possa ir mais tranquila para o duelo da volta, no Frasqueirão. Com duas semanas dedicadas exclusivamente à preparação para este clássico, ele afirma que o trabalho tem sido positivo.

- Eu percebi que essas duas semanas de treinamentos foram importantes para corrigir vários aspectos que nossa equipe falhava. O clima mudou muito. A gente tem treinado com muita alegria, mas com responsabilidade e eu acho que isso conta muito. Estamos com um grupo alegre, feliz, todos são amigos, parceiros e dentro de campo isso influencia muito. O trabalho está sendo bem feito. Tem tudo para a gente fazer um bom resultado no domingo e levar uma vantagem para o segundo jogo - comentou.

Uma lesão na região posterior da coxa deixou Bruno Renan quase dois meses fora da equipe do América-RN. Dos dois clássicos contra o ABC este ano, o volante participou apenas do primeiro, no qual o rival venceu por 2 a 0, na Arena das Dunas. Ele espera que a história seja diferente desta vez.

- É sempre um jogo diferente. Agora é a grande final. É um jogo que todo mundo está esperando, não só o torcedor, mas a gente também. É o jogo que todo jogador quer jogar. O importante é a gente fazer nossa parte, ter uma equipe bem postada em campo e sabendo o que deve fazer. Essas coisas que valem dentro de campo - ressaltou.


FONTE: GloboEsporte.com/RN


POTIGUAR 2016: Geninho espera por jogo de "muito respeito" entre ABC e América-RN

Foto: Carlos Cruz
O ABC segue se preparando para o clássico de domingo contra o América-RN, na Arena das Dunas, na primeira partida da final. O jogo acontece às 16h. A equipe treinou na tarde desta sexta-feira e, após o trabalho, o técnico Geninho revelou que espera por um duelo mais estudado e cauteloso das equipes, já que a final se divide em dois confrontos. A segunda partida está marcada para o dia 7 de maio, também às 16h.
- Eu acho que vai haver um respeito mútuo. É o primeiro jogo e a decisão será em dois (jogos). Teoricamente, o primeiro é um jogo de um pouco mais de cuidado. Você pode até ir se soltando durante, mas acho que o início do jogo é de muito respeito. Não adianta falar que clássico é um jogo normal porque não é, ainda mais um clássico que decide o campeonato. É uma rivalidade muito acentuada dentro de campo. Presume-se um jogo bastante pegado e corrido. Você tem que estar pra tudo - disse Geninho.
O treinador abecedista acredita que a vitória sobre o Goianésia, pela primeira fase da Copa do Brasil, foi importante para o grupo chegar no clássico com moral elevado e lembra a importância de manter o crescimento do time.
- É uma equipe que, ao contrário do América, começou muito mal. Foi se achando, mas batendo pelas tabelas durante o campeonato, alternava bons e maus resultados, e agora nos últimos vem tendo uma sequência boa. Espero que a gente continue nessa sequência, claro - afirmou.
Foto: Andrei Torres/ABC
Durante a semana de preparação, o treinador teve as recuperações dos zagueiros Léo Fortunato e Gustavo Bastos e chegou a treinar com três zagueiros, com o jovem Montanha ao lado dos dois mais experientes. Nesta sexta-feira, foi a vez de utilizar o volante Zaquel ao lado de Márcio Passos no setor de marcação. Geninho falou que ainda não definiu o time apesar de todos os testes.
- Nós testamos algumas coisas durante a semana. Foi uma semana muito boa. Vou analisar bem tudo aquilo que eu fiz, tudo o que trabalhei, a maneira como a equipe se encaixou, o que essa equipe pode fazer dentro do jogo. A estrutura básica é essa, não tem muita mudança. Tenho dúvida na lateral direita, se eu vou com Erivélton ou se vou com o Filipi (Sousa) e entro um pouco mais fechado. São algumas pequenas dúvidas. Eu gosto de pensar um pouco. Ainda tenho sábado inteiro para poder definir - explicou.
O ABC realiza o último trabalho antes do primeiro jogo da decisão na manhã deste sábado, a partir das 8h30, no CT Alberi Ferreira de Matos, em Ponta Negra.
FONTE: GloboEsporte.com/RN

quinta-feira, 28 de abril de 2016

POTIGUAR 2016: Recuperado, volante do América-RN briga por vaga para final do estadual

Foto: Canindé Pereira/América FC
Recuperado de uma lesão no coxa direita, o volante Pedro Ivo está na briga por uma vaga no meio-campo do América-RN para a primeira partida da final contra o ABC, que acontece neste domingo, na Arena das Dunas, em Natal. O jogo está marcado para as 16h. Nesta quarta-feira, o volante participou do trabalho comandado pelo técnico interino Moura e pelos auxiliares Vereador e Severo Júnior. O trio de comandantes ainda ajusta a equipe para o confronto.
Com a ausência de Júlio Terceiro, a disputa por uma vaga na equipe ficou mais acirrada. Mas, se depender de Pedro Ivo, uma das vagas pode ser dele.
- Estou bem, 100%. Quem não quer jogar uma decisão, principalmente contra o ABC? Se o Moura optar por mim, lógico que estarei pronto para ajudar o grupo - falou o volante.
Sem jogar desde o dia 13 de abril, quando fez a última rodada do segundo turno do estadual contra o Baraúnas, o Mecão segue um longo período apenas em treinamento. Segundo Pedro Ivo, apesar de ter feito uma campanha muito ruim na Copa Rio Grande do Norte, o grupo tem a confiança da diretoria e encara a final da competição com muita seriedade.
- Nosso grupo é muito qualificado e tem totais condições de ser campeão. A diretoria veio aqui, passou confiança para todos nós e nossa obrigação é entrar em campo e lutar pelo título. Não fizemos um bom segundo turno, diferente do ABC, mas tivemos tempo para consertar o que estava errado - finalizou.

FONTE: GloboEsporte.com/RN

POTIGUAR 2016: "Tem que queimar para o gol", brinca meia do ABC sobre chutes de longe

Foto: Frankie Marcone/ABC FC
O meia Echeverria volta a ser titular do ABC para a primeira partida contra o América-RN, na decisão do Campeonato Potiguar. O jogador havia perdido vaga no time no jogo contra o Goianésia, pela Copa do Brasil. Eche ficou no banco de reservas na primeira etapa e viu o time goiano fazer 2 a 0. No intervalo, o técnico Geninho colocou o paraguaio no jogo e a história foi totalmente diferente. Nesta quarta-feira, o Alvinegro treinou no Estádio Frasqueirão e o meia permaneceu na equipe de cima durante todo o trabalho. Após a movimentação, o jogador falou sobre o trabalho em campo e do pedido feito pelo técnico Geninho, para arriscar de fora da área.

- Eu acho que o jogo vai ser muito fechado e uma alternativa pode ser o chute de fora, tanto meu como de qualquer um dos companheiros que acharem um espaço. Como o Geninho fala, "tem que queimar para o gol" - destaca.
Durante o treinamento, Geninho armou a equipe com duas formações: a primeira com três zagueiros, enquanto a segunda voltou ao estilo 4-4-2, que vem sendo aplicada nos últimos jogos. Eche explica que os testes são necessários para que o comandante possa concluir qual a melhor forma de mandar a campo o time.
- Geninho está testando, buscando alternativas e procurando encontrar o melhor time para o jogo de domingo, que é decisivo para nós. O ABC está preparado. Estamos trabalhando para ter velocidade, para ter precisão e aproveitar as ocasiões que aparecerem - comenta.
Eche ressalta ainda que sua movimentação buscando a parte central do campo é um pedido feito pelo próprio técnico do Mais Querido.
- Ele sempre me pede para jogar mais pelo meio e, quando tiver espaço, jogue pelas beiradas para facilitar o trabalho do Lúcio (Flávio) e para o Jones. Se o Geninho falou isso, é porque ele sabe, ele decide e a gente tem que respeitar - encerra.
FONTE: GloboEsporte.com/RN

OLIMPÍADA: A ficha ainda está caindo", revela nadador potiguar após vaga olímpica


A 100 dias dos Jogos Olímpicos do Rio 2016, apenas um potiguar garantiu participação na disputa mais desejada pelos atletas. 

Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi
O nadador Marcos Macedo assegurou sua ida aos jogos na última quarta-feira, no Troféu Maria Lenk. Nenhum competidor bateu o índice que o nadador já havia conquistado, de 52s17, e assim, o potiguar ficou com a vaga nos 100 metros borboleta. Depois de alguns dias de descanso e de muita comemoração, Marcos voltou a Natal e ganhou uma festa de surpresa, apesar de estar com o foco completamente voltado para as Olimpíadas. Mesmo com o período para aproveitar a família e os amigos, o nadador já retomou os treinamentos. 

- Agora tenho uma rotina, um foco ainda maior porque não tem tanto tempo assim. São três meses e meio até o início das Olimpíadas. Mas, só em estar aqui com a família e amigos já é bom para a cabeça - lembra o atleta.

Marcos será o primeiro potiguar a participar dos Jogos Olímpicos na natação. Outra potiguar, a corredora Magnólia Figueiredo, já havia representado o Rio Grande do Norte no atletismo em outras três edições - Seul, em 1988, Atlanta, em 1996, e Atenas, em 2004, como reserva da delegação. No basquete, o craque Oscar Schmidt vestiu a camisa da seleção brasileira em cinco Jogos Olímpicos - 1980 (Moscou), 1984 (Los Angeles), 1988 (Seul), 1992 (Barcelona) e 1996 (Atlanta). O estado ainda possui algumas potências para a disputa das Paralimpíadas, como os nadadores Clodoaldo Silva, Joana Neves e Edênia Garcia. Para tornar o sonho olímpico ainda mais inesquecível, Marcos Macedo almeja uma medalha na prova dos 100 metros borboleta, pela qual se dedica quase o dia inteiro.
Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi
- A ficha ainda está caindo aos poucos. Da semana passada para cá, mas eu estou me sentindo bastante orgulhoso, é um primeiro passo que eu estou dando em busca de algo que eu planejei e sonhei há bastante tempo. Ainda falta mais uma parte, que eu quero chegar a final olímpica, mas é um sentimento de muita felicidade. Pode representar meu estado, que infelizmente tem tão poucos atletas. A gente tem a sorte de ter vários paratletas, que representam muito bem o nosso estado. É um sentimento de orgulho e, ao mesmo tempo, misturado com uma frustração até de saber que tem condições, mas a estrutura não é dada. Eu poderia até ser mais um e comemorando com vários atletas esse feito - conta.
Para poder participar dos Jogos Olímpicos, Marcos abriu mão do sonho de ser psiquiatra. Aluno de Medicina na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), precisou trancar o curso superior para se dedicar exclusivamente ao esporte. Em 2011, o potiguar havia feito a escolha contrária, quando abriu mão da vaga no Pan de Guadalajara para se dedicar aos estudos.

Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi
- Foi uma decisão difícil e, por isso, conversei bastante com eles, mas desde que eu comecei a ter um tempo mais apertado, até mesmo estudando para o Vestibular, eu já pensava que se fosse para levar os dois sonhos de ser atleta profissional e também cursar Medicina, eu sabia que em algum momento teria que abrir mão de um dos dois. Em 2011, eu já havia tomado uma decisão difícil de abri mão de Panamericano por causa do curso, e em algum momento, esse sacrifício deveria ser feito. Me formar um ano antes ou depois na vai mudar minha vida, não vai influenciar o tipo de profissional que eu quero ser. Então, contei com o apoio deles e tomei a decisão de uma forma mais fácil e ficou menos pesada, quando se tem a família apoiando e de alguns amigos - explica.


FONTE: GloboEsporte.com/RN

terça-feira, 26 de abril de 2016

AMISTOSO: Macau segura o Cruzeiro de Assú e fica com o empate

Neste final de semana, 24/04, aconteceu na cidade de Assú um amistoso entre as equipes máster, acima de 30 anos de Macau contra o time local. A partida terminou empatada por 2 a 2, resultado que favoreceu a equipe macauense que por duas vezes ficou atrás no placar. 

Macau
Assú/ / Cruzeiro








Além disso, vai ter a chance de sair vencedor no jogo de volta que será realizado em seus domínios, no estádio municipal Walter Bichão.



POTIGUAR 2016: América-RN pede arbitragem Fifa para primeiro jogo da final contra ABC

Foto: Jocaff Souza
A arbitragem para o primeiro jogo da decisão do Campeonato Potiguar, marcado para o dia 1º de maio, às 16h, na Arena das Dunas, será formada por um trio da Fifa. A definição dos profissionais acontece nesta quarta-feira, após sorteio realizado na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no Rio de Janeiro. Segundo o presidente da Comissão Estadual de Arbitragem do Futebol (Ceaf) do Rio Grande do Norte, coronel Ricardo Albuquerque, a preferência é de que a arbitragem seja formada por integrantes de quadros da região Sul do país.

- Recebemos a solicitação do clube mandante deste jogo, no caso o América-RN, e encaminhamos o pedido ao quadro de arbitragem da CBF. O sorteio será realizado na próxima quarta-feira e todo o trio será da Fifa, conforme o pedido feito em documento. Indicamos que esses árbitros sejam da região Sul, como o gaúcho Anderson Daronco e o paranaense Héber Roberto Lopes, mas vamos esperar a realização dos sorteios estaduais para só depois, sabermos os participantes do sorteio nacional - explicou.
Com a confirmação da arbitragem externa ao Rio Grande do Norte, o América-RN prepara o bolso para os custos que terá com os profissionais. Para o árbitro principal, o valor pago será de R$ 3.675, enquanto os assistentes recebem 50%, ou seja, R$ 1.837,50. Além destes valores, o árbitro e os dois assistentes recebem mais R$ 500 em diárias e as passagens de ida e volta ao estado natal. O quarto árbitro da partida, que será integrante do quadro potiguar, receberá R$ 918,75, equivalente a 50% do valor pago aos assistentes. Com isso, as despesas com a arbitragem para o primeiro jogo ultrapassam a marca dos R$ 10 mil.
FONTE: GloboEsporte.com/RN

COPA DO BRASIL: Pela 3ª vez, CBF altera data de Gama x América-RN pela Copa do Brasil

Foto: Lucas Magalhães
A CBF publicou nesta segunda-feira a terceira mudança nas datas dos confrontos entre Gama e América-RN, válidos pela primeira fase da Copa do Brasil. As partidas passaram para os dias 18 de maio - ida -, e 25 de maio - a volta, caso seja necessária. Ambos os jogos permanecem às 18h30. O primeiro jogo será disputado no Estádio Bezerrão, em Gama. Já a partida de volta é na Arena das Dunas, em Natal.
As alterações aconteceram sempre que o time do Distrito Federal avançou na Copa Verde. Na semana passada, o Gama chegou à final da competição, depois de eliminar a Aparecidense na semifinal. No dia 8 de abril, a CBF anunciou a troca da data do jogo Gama x América-RN do dia 20 para o dia 27 de abril. Dias depois, a entidade passou para 4 de maio a data da partida de ida e para 11 de maio a de volta. Nesta segunda-feira, veio a terceira mudança nas datas, que deve ser definitiva.
FONTE: GloboEsporte.com/RN

sábado, 23 de abril de 2016

MERCADO DA BOLA: Após golaço na Copa do Brasil, meia do Globo acerta com time do México

Foto: Diego Simonetti/Blog do Major
O Globo FC está próximo de fechar a sua terceira negociação envolvendo um jogador do atual elenco com um clube internacional. Desta vez, o destaque na Águia de Ceará-Mirim é o meia Rivaldo, de apenas 22 anos. O bom futebol apresentado durante o Campeonato Potiguar e, principalmente, o golaço que marcou sobre o Bahia, no jogo da volta pela primeira fase da competição, na Arena Fonte Nova, em Salvador, foram as motivações para carimbar o passaporte do jogador. Ao GloboEsporte.com, o presidente do Globo FC, Marconi Barretto, revelou que diferente das outras negociações da equipe potiguar com clubes estrangeiros, que envolveram o atacante Ricardo Lopes "Urubu" e  volante Erick de Souza, a saída de Rivaldo não trará lucro ao time da Grande Natal.

- Nós liberamos o Rivaldo do Globo FC, em virtude de uma grande proposta que apareceu para o jogador, que é atuar no México, um cenário muito atrativo para o futebol internacional. O meu contrato com ele vencia em junho e não fiz questão de cobrar nada. Na verdade, eu que agradeço a oportunidade de tê-lo aqui (Globo FC) e desejo muita sorte a ele - contou Marconi Barretto.
O técnico do Globo FC, Luizinho Lopes, também falou sobre a nova experiência que o meia Rivaldo vai enfrentar e desejou sucesso ao jovem atleta.
- A função do Globo FC é essa, de formar jogadores e, no caso dele, de dar uma visibilidade maior ao seu futebol. A consequência disso é que o clube torna-se uma vitrine para futuras negociações. O clube pelo qual ele vai atuar está na primeira divisão e o empresário que fez o contato tem grande influência no mercado mexicano - disse Luizinho Lopes.
Rivaldo Soares Paulo tem 22 anos, é natural de Montanhas, cidade que fica distante a 87 quilômetros de Natal. O meia, formado nas categorias de base do América-RN, teve duas passagens por empréstimo para o Corintians-RN e Santa Cruz-RN. Após sair do time alvirrubro, assinou com o Globo FC em 2015. No estadual deste ano, Rivaldo esteve em campo em 13 jogos e ainda disputou os dois jogos da primeira fase da Copa do Brasil, quando marcou um golaço na Arena Fonte Nova.
FONTE: GloboEsporte.com/RN

sexta-feira, 22 de abril de 2016

AMÉRICA-RN : Com decisões pela frente, interino do América-RN busca manter ritmo.

Foto: Canindé Pereira/América FC
Ainda sem anúncio do novo do novo técnico, o América-RN se prepara para as finais do Campeonato Potiguar diante do ABC. O primeiro jogo está marcado para o dia 1º, na Arena das Dunas, às 16h. O time está sob o comando interino de Carlos Moura, Vereador e Severo Júnior, com o primeiro sendo o responsável pelas decisões finais.
- A gente está procurando trocar ideias. Três cabeças pensando realmente facilita, mas é claro que na hora da decisão tem que ter uma pessoa. Nós estamos conversando bastante. Esperamos que o mais rápido possível ele (novo técnico) possa vir e assumir em definitivo, mas enquanto não chega a gente vai tocando. Não vamos deixar cair o nível do trabalho nos treinamentos porque nós temos jogos muito importantes pela frente - conta Moura.
Esta não é a primeira vez que o gerente de futebol do clube assume a função de treinador interinamente. A última dessas passagens no cargo foi em 2012, na partida contra o Horizonte, pela Copa do Brasil.
- Se o treinador não chegar até o primeiro jogo, fui designado para ficar nessa função. Mas é um grupo. Estamos todos juntos, todos trabalhando e, se ele não chegar, vamos tocar. Estamos preparados para isso. Não é a primeira vez que exerço essa função. Já exerci várias vezes aqui dentro do clube. Espero ter sorte e conseguir, até a chegada do treinador, fazer um bom trabalho - destaca. 
Apesar do tempo para trabalhar a equipe, Moura considera que as mudanças nas datas das partidas do Alvirrubro não são boas, já que a cada alteração é preciso refazer a programação de treinamentos. O duelo com o Gama, pela Copa do Brasil, já foi mudado duas vezes e deve ser novamente remarcado pela CBF.
- Nós somos muito prejudicados com essa situação aí. Nós tínhamos uma programação para jogar ontem, que era a primeira data, dia 20. Depois mudou para o dia 27, aí mudou para o dia 4 e agora já está mudando de novo. Realmente, isso atrapalha muito a nossa programação, mas tenho certeza que o presidente está atento a isso tudo e vai procurar a melhor data para dar uma melhor condição ao clube - enfatiza.
FONTE: GloboEsporte.com/RN

ABC : Classificação na Copa do Brasil garante paz no ABC para a decisão.

Foto: Frankie Marcone/ABC
A classificação para a segunda fase da Copa do Brasil deixa o ABC com moral para encarar o América-RN na final do Campeonato Potiguar. Quem diz isso é o próprio técnico do Alvinegro, Geninho. Segundo o treinador, ele já havia tocado no assunto antes mesmo do confronto com o Goianésia e lembrou que, se não conquistasse a vaga na segunda fase, o elenco teria que trabalhar sob pressão na preparação para os dois jogos decisivos
- Nós abordamos isso até na palestra. Eu disse que uma classificação dentro da Copa do Brasil faria com que a equipe fosse para a final com moral. Uma moral mais elevada. Se você vai desclassificado, você vai cobrado. Nós vamos ficar agora, praticamente, 10 dias trabalhando. Em cima de uma desclassificação seria complicado porque você iria trabalhar em cima de crítica, de desconfiança. Será que esse time vai? Será que esse time não vai? Agora, se você trabalhar em cima de um resultado positivo, você trabalha mais tranquilo, você cria uma expectativa diferente em relação ao próprio torcedor. Então é sempre muito bom vencer quando você está partindo para uma decisão. Teve uma importância muito grande esse resultado - analisou.
Depois de garantir vaga na segunda fase da Copa do Brasil, o Mais Querido aguarda a definição do adversário que sairá do confronto entre América-RN e Gama. A definição da data dos jogos entre as duas equipes depende ainda da avaliação da CBF.
Os jogos da final do Campeonato Potiguar estão marcados para os dias 1º e 8 de maio. Com mando do América-RN, o primeiro encontro será na Arena das Dunas, às 16h. Por ter feito maior número de pontos na soma dos turnos, o ABC terá a vantagem de fazer o segundo jogo no Estádio Frasqueirão.
FONTE: GloboEsporte.com/RN

AMÉRICA-RN : Liberado, volante do América-RN espera voltar no clássico: "Ansioso".

Foto: Canindé Pereira/América FC
Sem jogar desde a partida contra o Palmeira-RN, pelo segundo turno do Campeonato Potiguar, no dia 26 de março, o volante Tiago Dutra foi liberado para o trabalho técnico com bola, mas sem choque com companheiros. O jogador finaliza a recuperação de uma lesão grau 3 no ombro, mas, mesmo com o problema, ele não interrompeu os trabalhos físicos. Agora, ele aguarda com ansiedade a volta aos jogos, o que pode acontecer justamente na decisão do Campeonato Potiguar, contra o ABC.
- Como eu tive uma lesão no ombro, isso não me impediu de treinar e eu pude fazer a parte física. Espero estar pronto para o clássico (contra o ABC, no dia 1º). Eu já estou bem ansioso. Estou pronto. Fisicamente estou bem. Agora, só esperar a parte com bola para poder trabalhar e ter esse choque, que é o que o médico ainda teme - revela.
Dutra considera positivo o período sem jogos do Mecão, já que não poderia atuar. Ele diz que a pausa serve exatamente para que a equipe chegue na decisão e na Copa do Brasil com força máxima, após a recuperação dos atletas que estavam no departamento médico.
- Para mim, por estar parado, é positivo porque eu tive esse tempo para treinar e me preparar. Isso (a lesão) não me impediu de treinar, de correr. Se não podia ter contato com a bola, melhorei pelo menos a parte física - explica.
FONTE : GloboEsporte.com/RN

quinta-feira, 21 de abril de 2016

RALLY: Trecho entre Natal e Guamaré abre rally RN 1500 nesta quinta-feira


A 18ª edição do Rally RN 1500 começa nesta quinta-feira. Pilotos e navegadores terão pela frente o trecho entre Natal e Guamaré, com um total de 312 km, sendo 138 de especial. A largada está marcada para 7h, no Hotel Vila do Mar, na Via Costeira. Serão cerca de mil quilômetros em quarto etapas, por estradas e trilhas do Rio Grande do Norte.

Foto: Marcelo Machado/Foto Arena/VIPCOMM
Com destaque para sua variedade de terrenos, o RN 1500 terá, em sua primeira etapa, muita areia e exigirá bastante atenção na navegação. Após a largada em Natal, serão 123 km de deslocamento inicial até o começo do trecho especial de 138 km, na divisa dos municípios de São Miguel do Gostoso e Pedra Grande. A chegada será próxima do município de Jandaíra, vindo depois mais 51 km de deslocamento final até a orla de Guamaré.

Alguns dos principais nomes da modalidade confirmaram presença nesta edição. São eles Jean Azevedo, campeão da última edição nas motos, Zé Hélio, que volta à categoria motos, Ramon Sacilotti e Moara Sacilotti;  Bruno Sperancini, Riamburgo Ximenes, Deco Muniz; Reinaldo Varela, Gustavo Gugelmin, Marcos Moraes, Fabio Pedroso, Marcos Baumgart, Kleber Cincea, Luiz Facco, Humberto Ribeiro, Fabricio Bianchini e Caio Ribeiro. A prova é válida pela segunda etapa do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country  2016 para carros, motos, quadriciclos e UTVs. 


FONTE: GloboEsporte.com/RN


COPA DO BRASIL: Echeverria sai do banco e ajuda o ABC a vencer o Goianésia

Foto: Diego Simonetti/Blog do Major
O ABC tinha a vantagem do empate sem gols em casa, mas a classificação para o torcedor alvinegro tinha que ser com muita emoção e, quase, um excesso de sofrimento. O Mais Querido venceu o Goianésia por 3 a 2, com dois gols de Echeverria e um de Jones Carioca, todos no segundo tempo. O Azulão do Vale fez com Allef e Cleber, ainda na etapa inicial. Com a vitória, o Alvinegro espera pelo vencedor de América-RN e Gama, que se enfrentam no próximo mês.

FONTE: GloboEsporte.com/RN

terça-feira, 19 de abril de 2016

POTIGUAR 2016: "Não é surpresa nenhuma", diz Boaventura sobre clássico na final

Foto: Fabiano Oliveira/GloboEsporte.com
No dia 1º de maio, América-RN e ABC dão início à decisão do Campeonato Potiguar 2016. O Alvirrubro foi campeão do primeiro turno e o Alvinegro venceu o segundo. Agora, é hora dos dois maiores rivais do estado medirem forças na final do campeonato. O zagueiro Flávio Boaventura, do América-RN, diz que não tinha como ser diferente.
- Prevaleceram os dois times grandes, com todo respeito aos times do interior, mas quem tem jogadores com um pouco mais de qualidade, quem tem a equipe bem preparada, treinadores capacitados, então para mim não é surpresa nenhuma. Até porque são as duas maiores equipes do estado e não teria como ser outra final, se não fosse ABC x América-RN. O clima de rivalidade e a preparação são totalmente diferentes quando tem clássico - afirma. 
Depois de vencer o primeiro turno, o Mecão teve uma queda de rendimento, que terminou causando a queda do técnico Guilherme Macuglia. O time terminou o segundo turno na penúltima colocação, com apenas cinco pontos marcados em sete jogos. O defensor não esconde que a queda de rendimento preocupa ainda mais o elenco porque o adversário vem num momento de crescimento.
- Claro que preocupa (a queda de rendimento). O nosso planejamento era conquistar o primeiro turno e avançar na Copa do Nordeste, mas infelizmente a gente saiu. Com esse pouco tempo que vamos ficar sem jogar pelo estadual, vamos nos preparar mais. O ABC vem numa crescente muito boa e a gente sabe que tem que se preparar. Vamos absorver também o que a nova comissão tem passado, juntando com o que os outros treinadores já passaram, e fazer um bom jogo - comenta.

Flávio Boaventura foi autor do gol do título do América-RN no Campeonato Potiguar do ano passado. A comemoração do zagueiro após o gol ficou marcada. Ele deu uma voadora na bandeirinha do escanteio de onde partiu o cruzamento de Cascata. Apesar da boa lembrança, o defensor ressalta que cada jogo tem uma história diferente.
- Cada jogo tem uma história. Graças a Deus, eu fiz aquele gol no ano passado. Aquele chute na bandeira foi totalmente espontâneo. Esse ano, são equipes diferentes com treinadores diferentes. Creio que vai ser um jogo bem equilibrado e com uma história totalmente diferente da que foi ano passado - fala.
As finais do Campeonato Potiguar 2016 estão marcadas para os dias 1º e 8 de maio. O primeiro jogo da decisão é na Arena das Dunas e a segunda partida no Estádio Frasqueirão. 
FONTE: GloboEsporte.com/RN

SÉRIE D: Potiguar quer iniciar renovações para a Série D na próxima semana

Foto: Allan Phablo Queiroz/Jornal Defato
O Potiguar de Mossoró começa, aos poucos, a planejar a participação na Série D do Campeonato Brasileiro. Com 26 pontos na classificação geral e a segunda vaga do Rio Grande do Norte na competição nacional, o Time Macho provavelmente estará na chave A8, com equipes do Ceará, Pernambuco e Sergipe. O Globo FC, outro representante norte-rio-grandense na competição, deverá ficar inserido no Grupo A7, com representantes da Bahia, Paraíba e Pernambuco. Com início confirmado pela CBF para o dia 12 de junho, o time mossoroense ainda fecha as contas do estadual e estuda novas parcerias para manter o elenco na Série D. Nesta segunda-feira, em entrevista por telefone ao GloboEsporte.com, o presidente Benjamim Machado revelou que deve iniciar as conversas sobre as renovações do grupo de jogadores e do técnico Bira Lopes na próxima semana.

Alguns treinadores, como Fernando Tonet, que esteve no Alecrim, e Higor César, que foi demitido pelo Globo FC, tiveram os nomes ventilados para assumir o Time Macho no segundo semestre. Apesar das indicações, o presidente alvirrubro revelou que vai se reunir com Bira Lopes nos próximos dias e criticou as especulações sobre o nome do novo comandante da equipe.
- Ainda não começamos o planejamento porque estamos fechando as contas do estadual. Na próxima semana, nós deveremos iniciar essas conversas com o treinador e com o grupo. Vamos montar uma equipe com os atletas que disputaram o estadual e queremos manter uma boa base, mas deveremos observar outros atletas. Ainda não temos a definição do treinador e tudo o que for dito até lá será mera especulação - ressaltou Machado.
No Campeonato Potiguar, o Time Macho contabilizou um gasto mensal de R$ 85 mil. A receita destinada de janeiro a abril chega a R$ 340 mil, mas Benjamim Machado espera que esse custo seja maior para a Série D para qualificar o grupo. O presidente quer se reunir com o prefeito de Mossoró, Francisco José Júnior, para renovar o patrocínio com o clube. Outras parcerias com empresas privadas, segundo Machado, já estão em negociação e devem ganhar força nos próximos dias.

- O nosso orçamento no estadual foi de R$ 85 mil por mês. Eu gostaria que dobrasse para a Série D, porque teríamos um time mais forte, mas o cenário no futebol não se mostra favorável. Nós estamos esperando uma reunião com o prefeito de Mossoró, que é fundamental para o clube, além de outros parceiros privados. Se nós conseguirmos manter a média que usamos no estadual, a gente enxerga a possibilidade de fazer uma boa competição - completou.

FONTE: GloboEsporte.com/RN

SÉRIE D: Com vaga na Série D assegurada, Globo FC planeja segundo semestre

Foto: Reprodução/TV Bahia
Mesmo não repetindo a conquista de 2014, quando foi campeão do primeiro turno e foi vice-campeão do Campeonato Potiguar naquele ano, o Globo FC atingiu o objetivo traçado para 2016. A vaga na Série D do Campeonato Brasileiro 2016 foi confirmada pelo melhor índice técnico - soma dos pontos dois turnos - e o clube já deu início ao planejamento para a competição nacional. A Águia será representante do Rio Grande do Norte ao lado do Potiguar de Mossoró. Esta será a terceira participação consecutiva do time de Ceará-Mirim na quarta divisão.
- O planejamento era de vencer os três jogos, torcer por um tropeço do Potiguar para tentar cravar a nossa vaga e não esperar terminar o turno para ficar aguardando um possível título do Alecrim. O objetivo realmente foi alcançado. Nós definimos a nossa vaga e agora podemos planejar com mais tranquilidade e organização a nossa Série D - comentou o técnico Luizinho Lopes.
Ele considerou como positiva a primeira experiência como treinador de um clube profissional. O ex-jogador conta que não vivenciou grandes novidades no novo cargo e já se sentia preparado para encarar a responsabilidade.
- Foi bastante positiva (a experiência) porque nós conquistamos o que nós objetivamos. Na verdade, eu me sentia preparado. Só não tinha vivenciado, de fato, a função de técnico. Mas já estou há bastante tempo no futebol, já venho me preparando há muito tempo. Estágio na base, formação universitária, estágios em grandes clubes do Brasil e do exterior, experiência de auxiliar de grandes treinadores, então já me sentia preparado para exercer a função, mas a experiência só vou ter com o passar do tempo. É um ambiente que a gente já está acostumado a vivenciar. Tudo o que é novo gera expectativa, mas, passado o primeiro jogo, tudo já estava tranquilo e eu me sinto tranquilo para dar continuidade a esse trabalho - afirmou.
Luizinho explica que o projeto idealizado pelo Globo desde sua chegada segue os moldes de times europeus, com implantação de uma filosofia iniciada desde as categorias de base até a chegada dos jovens atletas ao time principal. Ele atua também no gerenciamento deste trabalho.
- O projeto não é somente para estar como técnico do Globo e, sim, como uma espécie de manager para estar supervisionando todas as categorias e implantar uma filosofia de trabalho também na base e ter uma sequência da base até o profissional, então nós já tínhamos um contrato firmado. Eu não assumi o jogo só para os três jogos. Definimos um contrato, com possível renovação, até o final da Série D. Se não tivéssemos a Série D, também daríamos sequência ao trabalho organizacional e implantação da filosofia, sobretudo na base - revela.
Série D
Em 2016, a Série D terá 68 clubes na disputa. São 17 grupos com quatro representantes cada. A divisão das chaves será por equipes da mesma região. Os integrantes de cada grupo se enfrentam em jogos de ida e volta. Os 17 primeiros colocados e os 15 melhores segundos avançam para o mata-mata. A previsão de início da competição é no dia 12 de junho.
FONTE: GloboEsporte.com/RN

POTIGUAR 2016: ABC confirma Frasqueirão e descarta mandar a final na Arena das Dunas

Foto: Alexandre Lago/GloboEsporte.com
A Federação Norte-rio-grandense de Futebol ainda não oficializou os estádios que receberão os dois jogos da decisão do Campeonato Potiguar entre América-RN e ABC, campeões do primeiro e segundo turno, respectivamente, mas, se depender da diretoria alvinegra, o jogo do dia 8 de maio, equivalente ao segundo confronto da final, será realizado no Estádio Frasqueirão. AoGloboEsporte.com, o vice-presidente de futebol do ABC, Leonardo Arruda, disse que não há intenção em retirar o confronto contra o maior rival do palco abecedista e que o Mais Querido vai cumprir o que determina o regulamento da competição estadual, que dá garantia ao clube com melhor índice técnico de realizar o segundo jogo da final em casa. Na pontuação geral após os dois turnos, o ABC totalizou 24 pontos contra 21 do América-RN.

- O ABC conquistou no campo de jogo o segundo turno e a vaga na decisão do estadual. Como fizemos uma campanha melhor que a do adversário, temos o direito de fazer o segundo jogo com o nosso mando, no nosso estádio, como é previsto no regulamento. Além disso, nós temos vários compromissos que precisamos cumprir com patrocinadores e com os sócio torcedores. Nunca foi pensamento nosso mudar o local do jogo. Nós temos um estádio e vamos utilizá-lo. Se houver uma comparação nos gastos entre a Arena das Dunas e o Frasqueirão, a conta é bem menor no nosso estádio - contou o dirigente.
Em 2012 e 2015, quando enfrentou o América-RN na decisão, o ABC também fez o segundo jogo no Frasqueirão e acabou derrotado nas duas oportunidades.
Alívio para a diretoria
Com o título do segundo turno, o ABC também assegurou as vagas na Copa do Nordeste e Copa do Brasil do próximo ano. Segundo Leonardo Arruda, a certeza em ter uma receita para montar a equipe em 2017 deixa a direção alvinegra mais segura.
- Eu acho que ter esse calendário preenchido no começo do próximo ano é muito importante para darmos prosseguimento ao nosso planejamento. Permanecemos na vitrine do futebol nordestino ao lado de outras grandes equipes e, mais do que tudo, temos um orçamento garantido com a competição - completou.
O ABC volta a campo nesta quarta-feira, quando faz a segunda partida da primeira fase da Copa do Brasil contra o Goianésia. No primeiro jogo, houve empate em 1 a 1. O Mais Querido se classifica com um empate sem gols ou qualquer vitória. O Azulão do Vale precisa de uma vitória ou de uma igualdade por dois gols ou mais. Se o placar do primeiro jogo se repetir, a vaga para a segunda fase será decidida nos pênaltis.
FONTE: GloboEsporte.com/RN