segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

DICAS DE SAÚDE: Hipertensão Arterial e Tratamento não medicamentoso...

 EDUCADOR FÍSICO: CLAUDIO ANDRADE                                                                                                                
Um breve resumo sobre o Sistema Cardiovascular...                                  

É composto pelo:

1 Coração:
         
   Localizado na parte centromediana do tórax, pesa 300g em média e bombeia 70 ml de sangue por batimento. Trabalha como duas bombas separadas. O lado direito é responsável por receber o sangue que retorna do corpo e bombear o sangue para os pulmões onde ocorrem as trocas gasosas. Já o lado esquerdo é responsável por receber o sangue rico em oxigênio dos pulmões e bombear para todo o corpo.

                                                                                  2 Sistema Arterial:
            As artérias são tubos de alta pressão que impulsionam o sangue rico em oxigênio para os tecidos. O sangue bombeado passa pela AORTA e acaba sendo distribuído pelo corpo através das artérias e outros ramos menores, as arteríolas.


E o que é a PRESSÃO?!

     
        Como é sabido, cada “batimento” joga uma onda de sangue pela aorta. Os vasos não conseguem “escoar” o sangue com a mesma rapidez do coração, gerando assim uma pressão dentro do sistema arterial, ou seja, é uma pressão que o sangue exerce sobre os vasos sanguíneos.

1 Pressão Sistólica: é a pressão máxima em pessoas normotensas (120mmHg) ou a “12” popularmente conhecida.

2 Pressão Diastólica: é a pressão mínima. Indica a facilidade com que o sangue flui das arteríolas. Varia de 60 a 80 mmHg, o “8”.

Classificação (> 18 anos)
PA Sistólica
PA Diastólica
Ótima
< 120
< 80
Normal ou pré hipertensão
< 130
< 85
Limítrofe
130 – 139
85 – 89
Hipertensão 1
140 – 159
90 – 99
Hipertensão 2
160 – 179
100 - 109
Hipertensão 3
≥ 180
≥ 110
Hipertensão Sistólica Isolada
≥ 140
< 90

Sociedade Brasileira de Cardiologia/ Sociedade Brasileira de Hipertensão/ Sociedade Brasileira de Nefrologia. VI Diretrizes Brasileiras de Hipertensão. Arq Bras Cardiol 2010; 95 (1 supl.1): 1-51.

Pronto, já resumimos um pouco sobre o Sistema Cardiovascular, o que é pressão sistólica, pressão diastólica e a classificação. Vamos ao título do tema.

HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA (HAS)

   É caracterizada quando os níveis de pressão, nos vasos, estão elevados e sustentados. Associa-se a alterações em órgão (coração, encéfalo, rins e vasos sanguíneos). Essa pressão alterada, sobrecarrega o sistema cardiovascular e se não tratada lesiona os vasos podendo resultar em arteriosclerose, doença cardíaca, acidente vascular cerebral e insuficiência renal.
         A idade, gênero e etnia, OBESIDADE, ingestão de sal e álcool e o SEDENTARISMO são fatores de risco para a HAS.

Só a título de informação, o tratamento medicamentoso (farmacológico) pode ser através de:
- betabloqueadores: reduzem a FC;
- alfabloqueadores: dilatam os vasos sanguíneos;
- diuréticos: reduzem o volume plasmático;
Entre outros que inibem a produção de angiotensina, responsável pela liberação de aldosterona, causando retenção de sódio e sal pelos rins. (Mecanismo Renina-Angiotensina).

E o Tratamento Não Medicamentoso...

- 1 Controle de peso: ajudam a manter o IMC abaixo de 25 kg/m² e a circunferência abdominal < 102 Homens e < 88 em mulheres.



- 2 Dietas DASH: ricas em frutas, hortaliças, fibras, minerais e laticínios com baixo teor de gordura potencializa o efeito de orientações nutricionais para emagrecimento, reduzindo também complicações cardiovasculares.





- 3 Redução no consumo de sal: a necessidade nutricional de sódio para os seres humanos é de 500mg, aproximadamente 1,2g de sal. A Organização Mundial de Saúde definiu que a quantidade máxima saudável (ingestão diária) é de 5g de sal (2g de sódio). Uma dieta contendo 1g de sódio promoveu rápida e importante redução da PA em hipertensos.

- 4 Ingestão de: Ômega 3 (óleo de peixe), ácidos graxos monoinsaturados (abacate), fibras (aveia), proteína de soja, laticínios, alho (alicina), café e chá (polifenóis) além de chocolate amargo (cacau) reduzem de forma discreta a pressão arterial em idosos, obesos, mulheres após a menopausa.


- 5 Ingestão de álcool: desde que não ultrapasse 30g de etanol ao dia.




Resumindo...
RECOMENDAÇÃO
DETALHES
REDUÇÃO DA PAS
Perder peso
9 kg que a pessoa perde
5 a 20 mmHg
Dieta DASH
Dieta pobre em gordura e rica em vegetais, frutas
8 a 14 mmHg
Exercício
30 minutos de atividade aeróbica por dia
4 a 9 mmHg
Reduzir o sal
Não exceder 2.400mg por dia
2 a 8 mmHg
Reduzir álcool
              Não ingerir mais do que 30g de etanol
2 a 4 mmHg

De The Seventh Report of the Joint National Committee on Prevention, Detection, Evaluation, and Treatment of High Blood Pressure

- 6 Atividade física: exercícios aeróbicos associados a treinamento resistido reduzem a PA, sendo indicados para prevenção e tratamento. 30 minutos diários são necessários, desde que o indivíduo tenha condições de realizá-los.




EXERCÍCIO AERÓBIO
LEVE
MODERADA
VIGOROSA
Entre 60% - 70% da FCmáx
Objetiva o treinamento somente aeróbio.
Entre 70% - 80% da FCmáx
Objetiva a prevenção e tratamento da Hipertensão.
Entre 80% - 90% da FCmáx
Participação considerável de metabolismo anaeróbio.

Sociedade Brasileira de Cardiologia/ Sociedade Brasileira de Hipertensão/ Sociedade Brasileira de Nefrologia. VI Diretrizes Brasileiras de Hipertensão. Arq Bras Cardiol 2010; 95 (1 supl.1): 1-51.

Já os exercícios resistidos devem ser realizados de 2 – 3 vezes por semana, 1 – 3 séries de 15 repetições conduzidas até a fadiga moderada. PARA QUANDO A VELOCIDADE DO MOVIMENTO DIMINUIR.

PESSOAS DIAGNÓSTICADAS COM HIPERTENSÃO NÃO DEVEM INICIAR O TREINO SE AS PRESSÕES ARTERIAIS ESTIVEREM SUPERIORES A 160mmHg por 105mmHg.


Bons Treinos... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário