sábado, 10 de janeiro de 2015

ARENA DAS DUNAS: Gramado passa por primeira "reforma" pós-Copa

Foto: Juliana Corbari
Principal palco do futebol potiguar, a Arena das Dunas passa por algumas readequações para receber o estadual 2015. Desde o final do ano passado, o gramado recebe um tratamento especial para atender a grande demanda de jogos e de outros eventos, como apresentações musicais. Em 2014, foram realizados 50 partidas oficiais no estádio, com jogos do Campeonato Potiguar, Copa do Nordeste, Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro e, o mais importante, a Copa do Mundo. O gramado é cultivado em terras potiguares e tem origem na cidade de Touros, situada no litoral Norte do estado. As mudas, do tipo Tifway Bermuda Grass 419, são cultivadas especialmente para a prática esportiva, devido a alta qualidade genética. 

O responsável em deixar o campo do estádio em perfeito estado é o coordenador de gramado da Arena das Dunas, Glayson Guia de Almeida, que toma conta de uma equipe que realiza trabalhos de corte, adubação e irrigação em períodos controlados para utilizar a principal fonte de energia, a solar, que proporciona uma melhor qualidade no gramado. Glayson conta que a alta demanda de jogos e a utilização de alguma partes do campo, como a área onde ficam os goleiros, além de alguns eventos, não danificou o campo.

- O gramado suportou perfeitamente toda a temporada 2014 de forma plena, onde foram mantidos o nivelamento do terreno sem a permanência de buracos, cristas e ondulações; a cobertura de massa verde, onde o gramado não apresentou falhas no campo de jogo com áreas sem a cobertura de grama, comumente notada na pequena área - disse.

Foto: Divulgação
Em outros estádios do Rio Grande do Norte, os campos apresentam variações de tipos de grama. Outro problema são problemas em relação à pragas, que eliminam as mudas e deixam o terreno somente na areia. No caso da Arena das Dunas, o campo não necessitou de qualquer reparo emergencial, já que a manutenção é feita diariamente. Algumas técnicas de jardinagem foram utilizadas para alongar a vida útil dos gramado.

- Ocorreram práticas rotineiras de manutenção, onde após inspeção de pontos de substituição, por detrimento de buracos causados por tração das chuteiras e os “carrinhos”, que normalmente quando executados com muito “vigor” por parte do atleta, removem a camada verde do gramado. Além das práticas habituais de poda, descompactação/aeração, <i>gromming </i>(corte vertical leve), adubação e controle fitossanitário - contou.

FONTE: GloboEsporte.com/RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário