sábado, 4 de julho de 2015

OLIMPÍADAS: Roteiro da tocha olímpica, inclui duas cidades do Rio Grande do Norte

Cores, símbolos e até o Calçadão de Copacabana. Não faltam elementos de brasilidade na tocha dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Divulgado nesta sexta-feira, em Brasília, com a presença da presidente Dilma Rousseff e de autoridades, o tradicional objeto é repleto de tecnologia e referências às riquezas naturais e culturais do Brasil. O símbolo vai transportar a chama olímpica em um revezamento por pelo menos 83 cidades. A tocha será conduzida por cerca de 12 mil pessoas até acender a pira no Maracanã, na cerimônia de abertura do dia 5 de agosto de 2016. 

Na cerimônia, o símbolo foi apresentado por Dilma, pelo bicampeão olímpico e coordenador da equipe de vela brasileira, Torben Grael, pela velejadora e medalhista olímpica Isabel Swan e pelo presidente do Comitê Organizador dos Jogos, Carlos Arthur Nuzman:

- Acredito que a energia de cada um traz para a população brasileira a integração. O mais importante é integrar o povo brasileiro aos Jogos. O Rio está se transformando, mas os Jogos são do Brasil.  

A presidente da República ressaltou a beleza e a tecnologia do símbolo:
- Está chegando o dia em que nós vamos ter a honra de ser o primeiro país da América do Sul a sediar o maior evento esportivo da Terra. A tocha é muito bonita, verdadeiramente fantástica. As cores internas mudam e ela também se move.

Produzida de alumínio reciclado, a tocha tem como inovação o movimento automático realizado por suas linhas no momento de passagem da chama olímpica. O formato também foi cuidadosamente trabalhado para facilitar a pegada e a condução durante a maratona do revezamento, que contará com a participação de cerca de 12 mil pessoas, entre atletas, autoridades, personalidades e selecionados em concursos de patrocinadores.

O desenho foi o resultado de um processo de seleção nacional com 76 inscritos que culminou na reunião de uma Comissão Julgadora multidisciplinar, formada por 11 membros reconhecidos por sua experiência na criação de produtos ou por seu destaque no Movimento Olímpico. A comissão elegeu por unanimidade a agência de design Chelles & Hayashi, de São Paulo, fundado há 21 anos por Gustavo Chelles e Romy Hayashi.   

- Para criar o desenho da Tocha do Revezamento dos Jogos Rio 2016 nos baseamos no Espírito Olímpico, na natureza do nosso país, na diversidade harmônica e na energia do nosso povo. Utilizamos o traço específico da marca Rio 2016 para desenhar os seus contornos. Seus segmentos horizontais, uma vez abertos, revelam o céu, as montanhas, o mar e o solo representado pelo calçadão de Copacabana - conta Beth Lula, diretora de Marca do Comitê.

CONFIRA AS CIDADES JÁ CONFIRMADAS NO ROTEIRO:

DF - Brasília
GO - Anápolis, Caldas Novas e Goiânia
MT - Cuiabá
MS - Campo Grande e Dourados
TO - Palmas
MG - Belo Horizonte, Curvelo, Governador Valadares, Itabira, Juiz de Fora, Montes Claros, Pato de Minas e Uberlândia
ES - Cachoeiro de Itapemirim, Vitória e São Mateus
SP - Campinas, Bauru, Franca, Itapetininga, Osasco, Presidente Prudente, Santos, São Bernardo do Campo, São José dos Campos, São Paulo e Ribeirão Preto
RJ - Angra dos Reis, Cabo Frio, Macaé, Niterói, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Petrópolis, Rio de Janeiro e Volta Redonda
BA - Ilhéus, Porto Seguro, Paulo Afonso, Salvador, Senhor do Bonfim, Valença e Vitória da Conquista
PE - Caruaru, Petrolina e Recife
SE - Aracaju
AL - Maceió
PB - Campina Grande e João Pessoa
RN - Mossoró e Natal
CE - Fortaleza e Sobral
PI - Parnaíba e Teresina
MA - Imperatriz e São Luís
PR - Cascavel, Curitiba, Foz do Iguaçu, Londrina, Pato Branco e Ponta Grossa
SC - Blumenau, Criciúma, Florianópolis e Joinville
RS - Caxias do Sul, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre e Santa Maria
PA - Belém e Santarém
AP - Macapá
RR - Boa Vista
AM - Manaus
AC - Rio Branco
RO - Porto Velho.


FONTE: GloboEsporte.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário