quinta-feira, 9 de junho de 2016

AMÉRICA - RN: Técnicos do Sub-17 de América-RN e ABC caçam talentos na base potiguar.

Foto: Canindé Pereira/Divulgação
decisão do Campeonato Potiguar Sub-17 entre ABC e América-RN mexe com a cabeça dos jovens atletas. A importância da final é ainda maior, porque a partida será disputada pela primeira vez na Arena das Dunas. O duelo acontece nesta quinta-feira, às 15h, em Natal. Esse ano, houve dois clássicos, com uma vitória para cada lado. No estadual, o Mais Querido venceu por 2 a 1. Na disputa da Super Copa, que envolveu outras equipes potiguares e do país, o Mecão bateu o adversário na semifinal por 1 a 0 e depois venceu a competição ao passar pelo Sport por 2 a 0.
No América-RN, o clima entre os jogadores é de otimismo, mas o técnico Mirabor Rocha segue com uma dúvida na defesa. O zagueiro Geovane, que sofreu uma lesão no joelho esquerdo, deve passar por exames ainda nesta semana para saber qual a gravidade do caso. O treinador fez alguns trabalhos durante a semana na Arena América, mas não revela o time titular.
- Estamos bem tranquilos. A única baixa é o nosso zagueiro Geovane, que sofreu uma lesão no joelho esquerdo. O grupo está tranquilo, mas a ansiedade é igual para os dois lados, porque é a primeira vez para o ABC também na Arena das Dunas. Tivemos um trabalho durante a semana na Arena América, para que os garotos pudessem se acostumar a um campo maior e um gramado mais macio. A expectativa é grande para que possamos conquistar mais um título estadual para o nosso clube. Agora, é só rolar a bola para que nosso grupo possa jogar e lutar pelo título - contou o treinador do América-RN.
No ABC, o técnico Jonidey Tostão também está preocupado com o departamento médico. Três jogadores passam por problemas com lesões e serão reavaliados antes da partida. Mesmo assim, Tostão acredita que os garotos podem fazer um bom trabalho e mostrar a experiência adquirida com um ano de trabalho.
- A equipe fez uma preparação muito boa. Esses meninos estão nessa categoria há um ano e são bem entrosados, mas já são bem experientes. A nossa equipe é muito técnica, tem uma boa posse de bola, e conseguimos implantar isso com os garotos. Nosso trabalho é priorizar e valorizar a troca de passes com os nossos jogadores. Para a decisão, a gente perdeu o nosso volante Uenderson, que foi para o Atlético-MG. Nós tínhamos dois jogadores que estavam no departamento médico, que são Tiaguinho, nosso lateral-direito e Léo, que é um polivalente e atua em várias funções no meio-campo. Ouyro jogador que está em observação é o nosso meia Daniel, que vai fazer um teste antes da partida - indicou o técnico do ABC.

Trabalho de caça-talentos

O futebol nas categorias de base é visto como uma fábrica de jogadores. Em todo o país, várias competições são realizadas, sob a busca constante "olheiros", uma espécie de caça-talentos para descobrir novos jogadores. No Rio Grande do Norte, essa busca está em clubes da capital, como ABC, América-RN e Alecrim, e do interior, como Globo FC, Corintians-RN e Santa Cruz-RN. Mesmo com orçamentos diferentes, os clubes conseguem organizar algumas equipes e proporcionam aos jovens atletas o sonho de seguir na carreira de jogador de futebol.
Foto: Daveds Silva
Ex-jogador do América-RN e que passou a trabalhar nas bases do clube como treinador, Mirabor Rocha acredita que a formação dos atletas precisa de mais incentivo no estado, porque muitos garotos demonstram um talento acima do normal.
- A importância maior é a revelação de atletas. Estamos com vários jogadores despontando no cenário potiguar e nacional e precisamos de mais espaço para mostrá-los - analisou Mirabor.
Tostão trabalha no ABC e procura lapidar os meninos do Sub-15 e Sub-17 do Mais Querido. Mesmo com tanto trabalho, o treinador critica a ausência de calendário para os jovens atletas e disse que após a final do estadual, o grupo abecedista será liberado para férias por falta de competições até o restante do ano.
- A gente vê muitos jogadores com bons valores, mas falta um pouco mais de competição para os garotos. O ABC dá um suporte muito bom, mas as competições são poucas. Depois de amanhã, nós daremos férias ao grupo, porque não há mais competição para o restante do ano - criticou Tostão.
FONTE :GloboEsporte.com/RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário