terça-feira, 26 de março de 2013

CAVALGADA ALBINO BARBALHO








Cavalgar significa montar em cavalos mansos, devidamente treinados para cavalgadas, aprender noções básicas de equitação, apreciar novas paisagens, ouvir cantos de pássaros, cruzar fazendas, fazer novas amizades ou curtir amizades existentes, respirar ar puro, além de fazer atividade física, na qual a equitação obriga. É uma atividade de lazer ativo, que junta o prazer da equitação ao fascínio da vida em contato direto com a natureza. É mais do que a simples contemplação ao cavalo, você participa ativamente da paisagem: uma sensação que jamais se apagará da memória.
        
 Para praticar cavalgada os menores de 18 anos devem estar autorizados ou acompanhados por seus representantes legais. Todos os passeios a cavalo são monitorados por guias e seguindo-se corretamente as suas instruções, dificilmente ocorrerá qualquer tipo de acidente.
O que levar?
Para uma cavalgada a roupa a ser utilizada é uma calça confortável, botas ( ou um tênis com solado liso), uma camisa leve e capacete. Se quiser proteger-se ainda mais, pode usar luvas. Uma mochila de ataque pode ser interessante para acondicionar a sua máquina fotográfica, cantil, repelente, protetor solar, muda de roupa, capa de chuva, um binóculo, chapéu, agasalho e lanche.
Dicas:
1.     Observe se o seu cavalo está em boas condições físicas. Pode se perceber pelo andar que deve estar harmonioso, em reta, natural. Todo o corpo do animal deve ser musculoso e mostrar grande vivacidade nas mudanças de marcha e direção. Os procedimentos para arrumar o cavalo, apertar a sela, verificar  o estribo devem ser feitos por pessoas experientes.
2.  Suba e desça sempre pelo lado esquerdo do cavalo, pois os animais são acostumados desde cedo a respeitar certas ordens, e essa é importante. Além disso, os cavalos devem andar em fila indiana quando estiverem em trilhas, enquanto que em estradas a dispersão é até aceitável.
3.     Coloque a sela e todo o restante da tralha sem qualquer pressa, não apertando a barrigueira, deves-se abrir, apenas após conduzir o animal a um local aberto.
4.     Inicia-se o passei a trote por uns instantes e após isso pode-se passar para um meio galope, para o galope e depois voltar ao passo. Se possível fazer o passei todo a passo.
5. Em passeios longos, após algumas horas, desmonta-se e afrouxa-se a barrigueira por 10 minutos.
6.   Para andar em asfalto, subir ou descer rampas o passo é o andamento mais indicado.
7.     Nos últimos 10 min de cavalgada o animal deve ser conduzido a passo o que lhe permitirá esfriar o corpo. Se continuar suado e ofegante ao chegar à baia, retira-se a sela e conduz-se o animal a passo por 10 a 15 min.
  8.     Após, escova-se e enxuga-se o animal, dando-lhe  um pouco de água quando ainda está quente. Quando estiver frio poderá beber quanta água quiser.
  9.     Por fim, verifica-se os cascos a procura de qualquer material estranho.

ORGANIZADORES: Siueliton Matias dos Santos e José Simonete Matias dos Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário