quarta-feira, 6 de março de 2013

O Memória esportiva de hoje conta a história de mais um grande nome do futebol macauense, vamos conhecer um pouco sobre SILUCA!


    Inicialmente, Siluca contou ao blog que pretendia ser goleiro, mas no ano de 1985 precisou mudar de cidade e de estado, foi morar na cidade de Imperatriz no Maranhão, lá chegando percebeu que a carreira de goleiro era muito difícil, apesar de se tratar de uma cidade que possuía um futebol bem desenvolvido, a equipe que foi integrar já possuía dois goleiros, por isso, ele ficava na reserva, e, frequentemente, era chamado para completar o time na frente, foi na época que surgiu Nilton Batata dos Santos, tanto que começou a jogar na esquerda, mesmo sendo destro, e foi se identificando passou 2 anos e 2 meses, conseguindo até disputar campeonatos regionais.

    Em 1987 retornou a Pendências, sendo convidado para jogar em Itajá, foi então que avisou que já há dois anos não jogava como goleiro só como atacante.





     Entre os anos de 1987 e 1988 jogou em Pendências, como a idade foi avançando teve que trabalhar, mas sempre com aquela vontade e determinação de que iria conseguir ser jogador de futebol só que era difícil para conseguir tinha que morar na capital ou em outros estados para ser reconhecido.


     Quando jogava na equipe de Pendências, disputou o Matutão, Copa Oeste e teve a oportunidade de trabalhar com Manoel Plácido, um colega que lhe deu oportunidade de trabalhar com ele numa empresa do Alto do Rodrigues, inclusive, conseguindo, com o Presidente José de Deus, que ele fizesse um estágio ou treinamento no Esportivo de Ipanguaçú a empresa lhe deu férias, assim consegui treinar pelo período de um mês, como não deram resposta se ele seria aproveitado ou não decidiu voltar a trabalhar na empresa.
Amistosos contra o ABC com a participação
    do jogador Giovane ex-Vasco e Seleção.
 
  
    Aos 24 anos largou a carreira profissional para trabalhar na Empresa Cabral, mas permaneceu disputando campeonatos amadores pelas equipes de Assú, Alto e Macau F.C. Profissional a convite do secretário de esportes da época, Dida.
Em sua principal passagem pelo Macau no Campeonato Estadual, dos 08 gols marcados pela equipe 05 foram dele, chamando atenção do ABC e América de Natal.

    Siluca jogou na seleção de Pendências, Alto, Assú, Unidos, Benfica, Porto e Mar, Macau esporte Clube, acrescentou que possuiu a oportunidade de jogar na primeira divisão quando já era funcionário de uma empresa. Conquistou um título de campeão regional  no  Flamengo de Pendências, Benfica, Assú e Unidos, pelo qual foi Bicampeão.
Passagens interessantes!
Ø  Na segunda divisão como já trabalhava na Empresa Cabral para conseguir conciliar o trabalho e a sua vontade de defender o Macau, dirigia o ônibus da equipe, e o torcedores se espantaram quando viram o motorista aquecendo para o jogo, aí um torcedor perguntou ao treinador João Oliveira se ele confiava no atacante e ele respondeu que sim, como jogador e como motorista.
Ø  Narrou ao blog uma disputa em especial com Baratinha num campeonato do vale entre as equipes de Carnaubas, placar 1 x 1, baratinha havia feito um gol e Siluca empatou faltando poucos minutos para o final da partida.
Ø  O gol que lhe marcou foi no ano de 1999 no Matutão jogando pela equipe de pendências, quando o filho do seu amigo Inácio e seu sobrinho invadiram o campo para comemorar o placar da partida, que havia sido 2 x 1, favorável ao Pendências, com dois gols de sua autoria.
Siluca finalizou dizendo que não existia apoio para os jogadores de sua época, assim como, hoje falta esse incentivo, pois o último jogador expressivo de Macau foi João Oliveira. Comentou ainda, que o Estádio Walter Bichão está sentindo falta dos gritos dos torcedores macauenses.
Agradeço ao amigo SILUCA pela participação e parabenizo pela excelente atuação no futebol de toda região.



Nenhum comentário:

Postar um comentário