sexta-feira, 15 de março de 2013

MANUAL DE MUSCULAÇÃO - Parte I

Por Christian Klaus
Educador Físico

Bom dia a todos, estou de volta para tratar de uma das atividades físicas preferidas e mais praticadas, especialmente, entre os jovens, a MUSCULAÇÃO.  Esta que na visão de muitos estudiosos é a prática de atividade física que provoca os melhores benefícios para o corpo.
  
Podemos citar como benefícios:

·        Melhora a postura
O reforço da musculatura responsável pela tração faz seu corpo ficar na postura ideal.

·        Redução de dores
O aumento da massa muscular reduz as cargas de esforço sobre as articulações e ossos. É excelente para idosos e pessoas com problema de osteoporose.

·        Maior disposição

·        Eliminação de gordura
É a prática preferida para modelar o corpo, já que a evolução pode ser direcionada as predileções do praticante.

·        Previne lesões
Com o reforço da rede de fibras musculares os ossos e articulações ficam protegidos de lesões, e em caso de lesões o corpo se recupera mais rápido.

·        Melhora a mobilidade (movimentação)
Com a musculatura desenvolvida o corpo faz menos esforço para realizar ações de locomoção, além de melhorar o equilíbrio e a confiança para se mover.

Através da musculação podemos atingir os seguintes resultados específicos:

·        CONDICIONAMENTO FÍSICO: que significa o corpo ter mais energia e facilidade para fazer a tarefas do dia-a-dia.

·        REDUÇÃO DA GORDURA E HIPERTROFIA MUSCULAR: conseguir atingir o padrão de beleza contemporâneo.

·        MELHORAR A SAÚDE

Agora vou passar algumas dicas para que deseja começar a fazer musculação.
·        Escolha o profissional

Quem vai lhe acompanhar, seja “personal trainer” ou instrutor da academia. Isso é o mais importante da musculação, o bom escolher quem tem mais conhecimento sobre como executar o exercício da forma correta e criar estratégias individualizadas para cada pessoa conseguir atingir seus objetivos.
·         
     Respeite o limite do corpo

Não adianta querer colocar muito peso logo no início da prática, os resultados da musculação não são exclusivos da quantidade de peso, mas também da frequência, ritmo, posição e outros fatores, então comece com pesos leves e com o tempo vai aumento gradualmente.
 

Siga os 3 pilares da hipertrofia

Coma bem; treine muito; e durma bastante, se você deixar de cumprir algum desses mandamentos, não conseguirá o resultado que deseja.
·         
         Trabalhe o corpo todo

Existe uma lenda que homem só gosta de malhar membros superiores e mulheres os membros inferiores. Nem preciso dizer que isso é errado, o corpo trabalhar como uma engrenagem se uma parte fica forte e outra frágil a máquina toda fica desequilibrada.

Dicas de saúde relacionadas à musculação

Fortaleça os músculos auxiliares do coração e de quebra ganhe força. Dois grupamentos musculares que muita gente esquece-se de fortalecer e que tem uma função de muita importância é a “Panturrilha” e o “Abdômen”.

A PANTURRILHA é o grupamento muscular que auxilia o coração, quando andamos ou nos exercitamos os músculos inferiores comprimem os vasos sanguíneos na região e jogam o sangue para cima, assim o coração faz menos força para bombear o sangue. Logo, quanto mais forte for sua panturrilha maior será sua resistência e menor será o esforço do coração.

O outro grupamento muscular importante que às vezes fica esquecido é o ABDÔMEN. Para quem não sabia esse é o grupamento muscular que gera mais força no corpo, ele auxilia todo o trabalho do corpo. Quando você exercita bíceps ele estará em ação quando você malha pernas é ele que esta agindo diretamente. Logo quanto mais você trabalhar seu abdômen mais força você terá para fazer supino, leg press ou qualquer outra tarefa, e de bônus ainda corrige a postura e estabiliza a coluna para evitar lesões.
Por hoje encerro minha participação. Quero agradecer a paciência, e dizer para quem gostou do tema, na próxima participação irei trazer mais dicas sobre musculação, então não perca as próximas dicas.

Para quem estiver com dúvidas ou curiosidade querendo saber outros detalhes pode deixar um comentário que responderei o mais rápido possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário