quarta-feira, 20 de março de 2013

MEMÓRIA ESPORTIVA COM AIRTON DE OLIVEIRA


               Airton Antônio de Oliveira, nasceu no dia 20/04/1966, filho de Antonio Amâncio de Oliveira e Maria do Céu de Oliveira.
            “Na minha infância sempre quis ser goleiro como o meu pai, mas uma bolada no rosto me fez desistir da idéia. Fui levado desmaiado ao médico, na época na casa de saúde e o médico era Dr. João Bosco, ele conhecia o meu pai e me perguntou se eu ainda queria ser goleiro, respondi que nunca mais iria agarrar bola. Eu era destro e como na época era difícil um jogador canhoto, o meu pai começou a me ensinar a apenas chutar de canhota, como até hoje só chuto de canhota.
            Passei por diversas escolinhas, como a escolinha de Juca, goleiro do Macau Esporte Clube, Dedé do CSU e Dedé do Cruzeirinho, Em 1984 joguei meu primeiro campeonato de blocos pelo versão 2, ao lado de Gilson da Cabral, Nezinho do pastor, Mário Sérgio, Desivan conhecido por Bispado, e com Zé Willams.


              Fui levado por Othon, na época treinador da seleção de futebol de campo, pra disputar o Matutão de 1985, comecei jogando como lateral esquerdo. Entretanto, Othon com sua grande sabedoria e experiência, percebeu que eu não era marcador e que eu poderia ser um meia armador e criador de jogadas.
             Após disputei os seguintes Matutão: Em 1986 pelo Macau, 1987 pela Henrique Lage, 1989 pelo Cruzeiro de Champirra, em 1990 pelo Internacional de Zé Filho e em 1991 pela Seleção do Alto do Rodrigues, junto com Marcos Empenado, Ricardo e Carlinhos da Ilha. 



               Joguei de 1985 a 1990 pelo Baraúnas do saudoso Edilson Curió e Pedro Bala, ao lado de grande jogadores como Roberto de ferrugem, que aliás é meu primo, Gilson de Dedequinha, Chico pequeno, Valdenor (hoje sargento da PM), João Amorim(Hoje grande seresteiro),  Almir Tinôco, Ninoca, Tota e Paulinho, grande goleiro.
            Além do Baraúnas, também joguei pelo Guarani Internacional, Sport Clube Valadão, no qual fui artilheiro do campeonato de blocos de 1995, pelo bloco da Lama, ao lado de grandes jogadores como o saudoso e inesquecível Messinho, Eudinho, Jonas de Afonso, Barata de Carnaubais e meu grande parceiro e irmão, Zé Willams. E também fui campeão pelo ‘Compre Bem’ de Romildo em 1996, novamente ao lado de Messinho, Oliveira e o grande goleiro Nivaldo, conhecido como Sorica. Entretanto, ao lado desses jogadores citados anteriormente fui campeão novamente, dessa vez foi da ‘Copa Ação’ de 1993, e fomos comandados pelo garotinho Dida. 

Final do Campeonato de Blocos de 2008.

                Participei também de um memorável time de Macau comandado pelo meu amigo irmão e primo Dedé Galinha, no ‘Juventude de Macau’ de 1989 a 1992, ao lado de grandes jogadores como: Jonas, Zé Willams, Messinho, Fabiano de véo e Mundinho, um dos maiores goleiros da história de Macau. Disputamos jogos memoráveis contra o ‘Cruzeiro de Assu’, Ipanguaçu, Campestre, Nova Cruz, Ceará-Mirim, Angicos, São Paulo do Potengi e São Gonçalo.


Henrique Lage Campeão do Campeonato das cidades Alto, Pendências, Porto de Carão e Macau.(Airton terceiro agachado da esquerda).
Seleção de Macau de Futsal (Campeão da Taça cidade de Grossos).(Airton é o quarto em pé da esquerda).
                 Atualmente, jogo na seleção de Masters de Futebol de campo, onde fomos campeões estaduais de 2004, juntamente com Oliveira, Rocha, Jorge coco, Zisgo, Romildo, Aldo do Correio, Benicio, Teixeirinha, Miconga, Edson e com o grande zagueirão Genilson Cazulo. Todos comandados pelo grande Othon. Hoje, também atuo na arbitragem de Macau e região, sou funcionário da Prefeitura de Macau e Professor de Escolinha de Futsal e Campo. "


Airton Antônio de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário