sexta-feira, 31 de maio de 2013

MEMÓRIA ESPORTIVA CONTA A HISTORIA DO TAEKWONDO MACAUENSE


Mestre Alvimar Matias
O Taekwondo no Rio Grande do Norte teve inicio na cidade de Macau, pelo atual mestre Alvimar Matias faixa preta 5º dan, iniciando seus conhecimentos nas artes marciais nos anos de 1973, o mestre Alvimar chegou a faixa verde do karatê treinando por livros, tendo com ele dois alunos, hoje atuais professores de karatê Gilmar e seu irmão Gilson ambos na época faixa amarela, estes dois alunos viajaram a capital do estado para se dedica ao karate.

Mestre Alvimar vendo que não tinha sentido treinar por livros e que sua aprendizagem era lenta, foi procurar na Paraíba um professor que o ajuda-se a desenvolver sua arte marcial, ao passar por uma academia encontrou o professor Evanildo, treinando taekwondo, o mesmo se interessou pelo esporte. O mestre iniciou no taekwondo no ano de 1975,  abandonando assim o karatê.


Ao chegar à faixa azul o mestre Alvimar trouxe á Macau o seu professor Evanildo. Após isso vieram do Rio de Janeiro o instrutor Ìtalo, faixa vermelha, que treinava com o mestre Jung Houl Kim hoje 9º dan e graduando-o o mesmo a faixa preta 1º Dan. Ítalo fundou a federação de taekwondo em 1989 a “FETERN”, que ficava a frente do TKD no estado.

Como ítalo era um militar, cabo da marinha do Brasil, aposentado novo de idade, e o mesmo com sua arrogância não queria que ninguém chegasse à faixa preta. O mestre saiu de Macau para morar na cidade do Assú, deixando no comando da academia da cidade de Macau o faixa azul Edson Rodrigues. No ano de 1991, como no Rio Grande Do Norte o professor Ìtalo, colocou obstáculo para os mesmos não chegarem a faixas pretas. Alvimar e Edson ambos foram até a cidade do Rio de Janeiro para terem que realizar seus exames de faixas pretas, com o presidente da CBTKD, mestre Yong Mim Kim 9º dan. Voltando para suas cidades de origem, Assú e Macau como faixas pretas. 


       Motivo este, para que até hoje terem divergências e diferencias de modalidade no taekwando do nosso estado.  os primeiros faixas pretos de taekwondo no Rio Grande do Norte foram; mestre Ítalo 5º dan, mestre Alvimar 5º dan, professor Edson 2º dan. 

O mestre Alvimar também foi fundo nas academias, como pioneiro nas cidades de Macau, Lages, Assú, Carnaubais e Mossoró. Tendo hoje seu representante na cidade de Macau o mestre Carlos Siqueira 5º dan e Micharley de Melo 3º dan. Em Lages o professor Dedé 1º Dan, em Parnamirim professor sabino 3º Dan, em Assú mestre Alvimar 5º Dan, Mossoró mestres Suetonio 6º dan, Marcelo 4º dan e Dário 4º Dan, Natal mestres Ademir 5º dan, Rivanaldo 5º dan, Joseano 4º dan e Sérgio 4º dan e a professora Wilmar 3º Dan, tambem temos taekwondo nas cidades de Areia Branca, Guamaré, Pureza, Alto do Rodrigues, Pendências, Jardim do Seridó, Jardim de Piranhas e São Gonçalo do Amarante.


       
 A  ASSOCIAÇÃO MACAUENSE DE TAEKWONDO TEM HOJE 23 FAIXAS PRETAS FORMADOS.


OS  PROFESSORES:

MICHARLEY DE MELO, EDSON RODRIGUES, ALMIR MATIAS, JAIR DA SILVA, FRANCENILDO LUDUVINO, JOÃO MARIA, RAFAEL KARLYLE, VANDO DA SILVA, JOÃO M JÚNIOR, DORIEDOSN GALDINO. ELMER MEDEIROS, ROGEFFE BEZERRA, JOSE IVANALDO, MARCIO BATISTA, ARIDELSON CARVALHO, JOSÉ EDSON, HÉLIO DE BRITO, MIKAEL KELVIN, RODRIGO AMORIM, JÚLIA KALYNE, RAISSA RAFAELA.
O blog agradece ao amigo e professor Carlos siqueira por compartilhar um pouco da sua história com os nossos leitores. Aproveitando para parabeniza-lo pela excelente atuação no esporte macauense.

VEJA O TIME TITULAR DO ABC


Provável escalação do ABC: Lopes, Renato, Flávio Boaventura, Vinicius, Lino; Leandro Santos, Bileu, Mateus e Erivélton (Geovani); Rodrigo Silva e Alvinho (Rafael Santiago).




Provável escalação do Ceará: Fernando Henrique; Rafael Cruz (Eric), Douglas, Anderson Marques, Renan Luís; Diogo Orlando, João Marcos, Ricardinho, Lulinha; Mota e Magno Alves

AMÉRICA TEM NOVIDADES NO TIME TITULAR


Provável Escalação do Paysandu: Zé Carlos; Yago Pikachu, Diego Bispo, Raul e Janilson (Pablo); Vanderson, Zé Antônio (Esdras), Djalma e Eduardo Ramos; João Neto e Rafael Oliveira.




Provável Escalação do América: Rodrigão, Norberto, Índio, Edvânio e Pedro Henrique; Márcio Passos, Fabinho, Daniel Amora e Cascata; Júnior Negão e Alex.
OBSERVAÇÃO OS ATLETAS EM NEGRITOS SÃO AS NOVIDADES DA ESCALAÇÃO

VEJA A CLASSIFICAÇÃO DA LIGA DO BLOG


COLOCAÇÃO                      EQUIPES                             PONTOS
       1º
        J. Batista Esportes
    154.11
       2º
        Derlyn FC
    135.4
       3º
        Macau terror f.c
    132.47
       4º
        SGM FC
    126.97
       5º
        FEARF.C.
    123.07

quinta-feira, 30 de maio de 2013

SEXTA-FEIRA É DIA DE RODADA DA COPINHA


Atenção a rodada de hoje da copinha foi adiada.




Marinho Chagas não está bem.


      O melhor lateral esquerdo do mundo de todos os tempos em uma Copa do Mundo está precisando muito de ajuda.

     O Galego das quatro bocas, que assombrou o mundo com seu futebol vistoso e colocou o nome de Natal em todos os cantos e recantos do planeta, está internado na UTI de um hospital.

     Ele tem o pulmão inflamado e sua taxa de glicose está muito alta.

     Mas os problemas de Marinho Chagas não se encerram por aí.

     Marinho, a despeito dele nunca admitir, está devendo meses de aluguel do apartamento onde mora, prestes inclusive a ser despejado.

     Também estão em atraso, muitos meses, contas de água e luz. Sem falar que nosso ex-craque, elevado à condição de Embaixador da Copa em Natal, foi exonerado do seu cargo.

     Era desse salário de R$ 1.200 que Marinho pagava o aluguel do apartamento e suas contas de água e luz.

      A situação do lateral do século de ABC, Náutico, Botafogo, Fluminense e São Paulo é de penúria, não adianta fingir.

   Claro, a gente não pode falar de todos os problemas, seríssimos, enfrentados por Marinho.

      É preciso ser cuidadoso com a situação do ser humano.

   Por isso, importante, importante, quem quiser realmente ajudar Marinho Chagas deve procurar Patrícia, enfermeira diplomada, amiga, ex-companheira de Marinho Chagas.

     É ela, e somente ela que cuida de Marinho, que zela por ele, que bate porta por ele.

    As pessoas, é doído, mas é preciso que se diga que queiram mesmo ajudar Marinho não devem procurar o ex-jogador, devem sim, procurar Patrícia.

    Ela, e somente ela, pode resolver esses problemas que citei acima.

  Quanto aos poderes públicos constituídos, o mínimo que o prefeito Carlos Eduardo poderia fazer era readmitir Marinho Chagas e voltar a pagar seus salários de R$ 1.200.

  Gente, quantos e quantos cargos comissionados nem aparecem na Prefeitura e ganham muito mais que isso.

   E Marinho Chagas, não é preciso dizer, pelo que fez por Natal, pelo Rio Grande do Norte, pelo nosso futebol, merece muito mais que isso.

   
OBS: importante: quem quiser realmente ajudar o ex-jogador ligue para Patrícia no 8861-5703.

ESSA MATÉRIA FOI COPIADA DO AMIGO EDMO SINEDINO.
LINK: http://nominuto.com/edmosinedino/marinho-chagas-pede-socorro/1828/


COPINHA










    Nesta última quarta-feira aconteceu mais uma rodada da Copinha, a equipe da Polícia Militar jogou contra o time da Escolinha do Porto que goleou a Policia por 8 a 0, com isso a escolinha do professor Niltinho garantiu a classificação para a próxima fase da copinha. Na segunda partida da noite a equipe do Mundo Azul venceu o Expressinho por 2 a 0 garantindo também de forma antecipada a sua classificação.
Após a rodada de ontem o blog vai destacar um jogador de cada partida da copinha:


O escolhido da primeira partida foi o goleiro do time da Polícia Jonathan de 13 anos de idade,ele comentou com a nossa redação que enquanto a maioria dos garotos sonha em jogar no meio e no ataque, ele não tem essa vontade e que pretende ser um grande goleiro no futebol Macauense.

O segundo atleta foi o jovem Giuseppe, atleta mais jovem da copinha com apenas 10 anos, tem uma vontade que impressiona os torcedores e nos comentou que o sonho dele é de jogar com o seu pai (Neném) que foi um dos grandes craques do futebol da cidade. 

CRONICA ESCRITA POR UM TORCEDOR DO FLUMINENSE

As últimas Gaeta*
Por Manoel Nazareno

   Ele foi um dos maiores zagueiros que o mundo do futebol já viu jogar. Tão bom que o inigualável Domingos da Guia vendo-o jogar disse que gostaria de ser mais jovem para formar dupla de zaga com ele. Sim, sim... No tempo dele se tratava os defensores de hoje como zagueiros. Os nomes dos outros três, certamente, para fazer justiça, logo o leitor saberá...

   Tuca. Este era o nome dele. O nosso homem que encheu os olhos do Divino. Porte avantajado, como se fosse um zagueiro europeu. Nenhuma equipe brasileira deixou de fazer propostas para tê-lo. Isto já era um orgulho para nós que o vimos jogar na Gurita, nos Cardeiros, nos campos salgados de Alagamar e finalmente no majestoso Walter Bichão. Era ele e mais dez, como se fala hoje de um certo Lionel... Propostas europeias e asiáticas ele as teve incontáveis. O governo português envidou esforços na tentativa de lhe conceder a cidadania lusitana com o objetivo de disputar o campeonato mundial na Inglaterra. Ele preferiu defender sempre as cores da sua amada cidade. E aqui encerrou sua longeva carreira.

    Não foram poucos os atacantes que tremeram diante da imponência de Tuca. Os goleiros que aqui vinham jogar vinham com alegria. Na defesa do seu time havia uma barreira intransponível: Tuca. 

   Uma passagem engraçada se deu com um atacante de um time da capital cujo nome terminava em –inho (Ronaldinho?). Era um atacante veloz, que não encontrava marcador eficiente nos times da capital. Até que veio jogar contra o time de Tuca. 
O tal do atacante fez questão de conversar com ele, antes do jogo começar. E sentiu já a força do nosso zagueiro quando apertou sua mão: no rosto do atacante escorreram algumas lágrimas diante da firmeza do aperto de mão do nosso zagueiro. O atacante, pequenininho, saiu limpando o rosto e esfregando as mãos... Quando a pelota rolou, no primeiro lance em que os dois disputaram a pelota, o atacante da capital, diante da seriedade e virilidade do nosso zagueiro, sentiu que ali havia encontrando um adversário imbatível. E descobriu isto quando viu de baixo pra cima as travas pontiagudas das velhas Gaeta, descendo zunindo quase que barbeando o seu rosto. O veloz atacante desistiu de passar da linha média do campo.

    Nunca foi campeão estadual nem nacional, é verdade. Mas não foi por causa do seu eficiente futebol que os títulos não vieram. Do “mêi pra frente”, o restante dos companheiros não eram eficientes no ataque como ele era na defesa. Um gol que tomasse, numa falha do seu goleiro, que não era difícil de acontecer, e o campeonato ia por água abaixo.

     Se nunca participou de uma Copa do Mundo, sabemos bem o porquê. O preconceito contra o jogador nordestino, que ainda é sentido hoje, era muito forte. Esteve em diversas listas de pré-convocação para disputar uma copa, mas sempre fora preterido em favor de jogadores do sul do país, mesmo sendo aqueles cabeças de bagres comparados ao nosso zagueiro.

     Mas para ser elogiado por Domingos da Guia, o maior zagueiro do futebol mundial de todos os tempos, reconheçamos que era preciso ser muito acima da média dos zagueiros do seu tempo. Compará-los com os defensores de hoje seria covardia. Mesmo que tenhamos vistos zagueiros como Mauro Galvão, Ricardo Gomes, Gamarra, Figueroa, Julio Cesar, Oscar, Luizinho, Rondinelli, aqui no Brasil, ou mesmo os grandes zagueiro europeus como Baresi, Scirea, Gentile, Koeman. 

     Agora, para matar a curiosidade do leitor, que já deve estar puto com a demora, quero trazer os nomes dos três zagueiros, personagem, embora escondidos, importantes desta história. E eles, os três, foram os responsável pela rememoração do nosso inesquecível Tuca. E Tuca foi chamado à discussão por causa da disputa eliminatória da Taça Libertadores das Américas, entre o Fluminense Football Club e o Olímpia  do nosso vizinho Paraguai. 


    Os defensores do Fluminense nunca foram tão ruins como os que jogaram hoje. Eis os nomes deles. Leandro Euzébio, Digão e Edinho. Tivessem um pouquinho mais de calma os atacantes do time paraguaio e teriam goleado o time brasileiro que sonhava em enfrentar o poderio alemão do Bayern Munchen. O tricolor nunca teve uma defesa tão ruim. A classificação do time paraguaio se deu mais pela ruindade dos defensores tricolores do que pela vontade dos atacantes guaranis.

   Eis que Leandro Euzébio, Digão e Edinho sacramentaram a classificação do time paraguaio. Agora o leitor sabe o nome dos outros personagens desta história.
Um amigo, torcedor tricolor como eu, mas que,também como eu, não rói mais as unhas, quando viu o desmantelo dos nossos zagueiros perguntou-me:
- Não tem uns piores do que Edinho, Leandro Eusébio e Digão, não?


E eu respondi: Não troco o último par de chuteiras de Tuca por eles três!

(*) Marca de chuteira muito utilizada pelos grandes jogadores nos anos 50, 60.

ATLETA DE GUAMARÉ É DESTAQUE NO 28º CAMPEONATO ESTADUAL DE CULTURISMO.

     Neste ultimo dia 18 de maio rolou o 28º campeonato estadual de estreantes do IFBB/RN (International Federation  of Bodybuilding and Fitness) em Natal. O evento aconteceu no ASSEN na Avenida Prudente de Morais. O atleta norte-rio-grandese da cidade de Guamaré, Marcos Dantas, levou o segundo lugar no campeonato, ele representou a academia Coliseum Bodybuilding da cidade de Baixa do Meio e a equipe Oxi Team de Natal.

OBSERVAÇÃO:

O que é Bodybuilding? Também conhecido como Culturismo, é a pratica de melhoramento da estética do corpo, utilizando para atingir esses fins pesos, halteres e maquinas de musculação.

fonte: http://www.clickteen.com.br/

quarta-feira, 29 de maio de 2013

RELACIONADOS DO AMÉRICA PARA O JOGO DE SEXTA

Relacionados:
Goleiros: Dida e Rodrigão
Zagueiros: Índio, Zé Antônio, Thiago e Edvânio
Laterais: Norberto, Arnaldo e Pedro Henrique
Volantes: Fabinho, Daniel Amora, Daniel Rezende, Márcio Passos e Ricardo Baiano
Meias: Cascata e Vaninho
Atacantes: Júnior Negão, Ebinho, Tiago Adan e Alex

HOJE TEM RODADA DA COPINHA!


REUNIÃO SOBRE O CAMPEONATO DA CIDADE

    Nesta ultima terça-feira (28) no Ginásio Virgílio Barbosa foi realizado uma reunião entre a Secretaria de Desportos representada pela pessoa do secretario adjunto do município Wilton Mariano com os diretores da LIGA e os presidentes das equipes da mesma, com o intuito de organizar o Campeonato da Cidade em parceria com Prefeitura Municipal de Macau. Na proposta levada pelo secretario adjunto, ao termino dos campeonatos da cidade e dos distritos que tudo indica vai voltar ao calendário esportivo da cidade esse ano, os campeões e vice das duas competições se enfrentariam em um quadrangular, com todos os jogos disputados no Estádio Municipal Walter Bicho para descobrirmos o super campeão da cidade.  
 

MACAU DE FUTSAL DA INICIO AOS TRABALHOS PARA TEMPORADA 2013

      O time do Macau Esporte Clube de Futsal deu inicio nesta segunda-feira aos trabalhos de montagem do seu elenco para essa temporada, a diretoria do time das salinas formada por João Maria Neguinho, Ítalo, Seu Nego, Jean e do treinador Ivan Ribeiro estão realizando nesta semana avaliações com os atletas locais, para assim separar os melhores preparados para integrar a equipe que vai representar a cidade. 




terça-feira, 28 de maio de 2013

Veja o resultado da partida entre America x Icasa


Veja o resultado da partida entre Sporte x ABC


NOTICIAS DA COPINHA

Na noite de segunda-feira (27) saiu o primeiro time classificado da copinha, com a vitoria da equipe da Chácara pelo placar de 5 a 4 sobre o time de Barreiras, a mesma se garantiu na segunda fase do campeonato deixando apenas uma vaga na chave D, que será disputada entre os times do Barreiras e Ressaka. No outro jogo da noite a equipe do Ressaka goleou o América do Valadão por 13 a 1, com o destaque para o artilheiro da primeira copinha Adilson.  

ACADEMIA DA 3 ª IDADE


Christian Klaus Educador Físico

Oi leitores! Hoje vamos falar sobre as academias públicas, conhecidas como academias da terceira idade. Ao contrário do que muitos pensam os equipamentos nessas academias não são dedicados ao ganho de força e massa muscular, seu principal objetivo é proporcionar aos idosos e sedentários um ambiente e meios favoráveis à prática de exercício.
         Quando pensamos na utilização das academias públicas pelos mais jovens e/ou pessoas com um prévio condicionamento físico a utilização desses equipamentos deve ser complementada com outros exercícios aproveitando o ambiente das praças, por exemplo, corridas; trabalho em rampas nos terrenos de aclives; exercícios de agachamento; subidas de bancos de areia e etc.
         No geral a utilização das academias públicas além de possibilitar um ambiente de socialização permite ao usuário conseguir benefícios no sistema cardiorrespiratório e ampliação do movimento articular, equilibro e coordenação motora.
         Nessa publicação irei trazer uma sequência de treinamento para as “academias públicas”. Meu objetivo é disponibilizar informações acerca de cada equipamento e  que o usuário possa conseguir extrair o máximo de cada aparelho. Mas, quero lembrar a todos os leitores que essa sequência de treinamento deve ser supervisionada por um educador físico, para que o mesmo possa corrigir a postura e adequar cada prática as individualidades do usuário, assim evitando lesões.

ESQUI


Descrição: Aparelho que permite a realização de movimentos semelhantes ao ato de esquiar (na neve).

Benefícios: Musculatura das Coxas e Glúteos; melhoria cardiorrespiratória.

Programa: deve ser realizado entre 5 a 10 minutos.
Cuidados: atentar para a postura, ritmo e limitações.

SIMULADOR DE CAMINHADAS


Descrição: como o próprio nome sugere esse equipamento permite simular o movimento de caminhar.
Benefícios: redução de impacto articular, coordenação motora, equilíbrio, trabalho na região do quadril e membros inferiores.
Programa: deve ser realizado entre 5 a 10 minutos.
Cuidado: atentar para a postura, ritmo e limitações. O equilíbrio e coordenação motora são fundamentais por isso pegue leve na adaptação ao aparelho.

SURF


Descrição: nesse equipamento o usuário ficará na posição de um surfista (ou esqueitista).
Benefícios: Equilíbrio, membros inferiores, região do quadril e lombar.
Programa: Mantendo o abdome contraído, quadril encaixado e pernas com leve flexão, realizando um movimento lateral do quadril e membros inferiores. Deve ser realizado entre 5 a 10 minutos.
Cuidados: atentar para a postura, ritmo e limitações. (atenção redobrada aos idosos, já que a execução errada prejudica seriamente a coluna).

                                                        ROTAÇÃO VERTICAL


Descrição: aparelho que possibilita o exercício dos membros superiores, explorando o movimento articular dos ombros e cotovelos.
Benefícios: ampliação dos movimentos articulares dos membros superiores (ombro, cotovelo e do pulso).
Programa: No aparelho de rotação vertical o usuário pode utilizar a máquina amparando suas mãos nos pontos de apoio, em seguida realizando a rotação em ambos os sentidos, horário e anti-horário, explorando o máximo de sua mobilidade e flexibilidade (na utilização desse equipamento o profissional pode fazer alterações na execução do movimento).
Cuidados: devemos atentar principalmente para o ritmo de movimentação e o ângulo do corpo e braços em relação ao equipamento.

                                                 ROTAÇÃO DUPLA DIAGONAL


Descrição: equipamento que proporciona uma variação a “Rotação Vertical”, nesse aparelho o usuário pode exercitar os membros superiores, simultaneamente, e todos os movimentos articulares dos braços, ombros, cotovelos e pulso.
Benefícios: ampliação dos movimentos articulares dos membros superiores (ombro, cotovelo e do pulso), coordenação motora.
Programa: No aparelho de rotação dupla diagonal o usuário pode utilizar a máquina amparando suas duas mãos nos pontos de apoio, em seguida realizando a rotação em ambos sentidos, horário e anti-horário, explorando o máximo de sua mobilidade e flexibilidade (na utilização desse equipamento o profissional pode fazer alterações na execução do movimento).
Cuidados: devemos atentar principalmente para o ritmo de movimentação e o ângulo do corpo e braços em relação ao equipamento, analisem se vocês conseguem executar o movimento sem impedimento pelo comprimento do membro.

PRESSÃO DE PERNAS


Descrição: Nesse aparelho o usuário irá ficar sentado no banco, com as costas no apoio, por fim posiciona os pés no local indicado, próximo ao pilar central do equipamento. A execução do movimento consiste na extensão e flexão das pernas.
Benefícios: aumento na força muscular dos membros inferiores.
Programa: nesse aparelho podemos exercitar os músculos da coxa e da panturrilha, de acordo com a posição dos pés (ver orientações do seu instrutor). Para uma melhor adequação das séries de exercícios solicite ao seu professor um plano de treino, que oriente a quantidade de repetições. Exemplo: 4x20; 4x15; 4x10...


Cuidados: mantenha sempre a coluna ereta, uma boa dica é contrair o abdômen, pois a contração dessa musculatura posiciona a coluna na forma ideal. Solicite ao seu professor a melhor série de exercícios, pois ele irá avaliar seu peso, idade e condicionamento físico.

REMADOR



Descrição: Esse aparelho é o que exige um maior nível de coordenação motora e força.  Nesse equipamento o usuário estará sentado no local de apoio e irar realizar o movimento de flexão e extensão dos braços.
Benefícios: Membros superiores; Costas; ombro.
Programa: Como no aparelho anterior é preciso da prescrição de um professor que esteja acompanhando seu treinamento, para determinar as repetições/series. Exemplo: 3x15; 4x12; 4x9...
Cuidados: lembrar de manter a coluna sempre ereta e para isso você pode usar a dica de contrair os músculos do abdômen (o famoso “abdômen encaixado”).

         Acrescento que em alguns parques existem outros equipamentos, os quais não falei, pois exigem uma explicação mais detalhada e para isso o mais recomendado é solicitar instruções a um profissional que venha acompanhando o treinamento da população, já que em todas as academias devem existir um profissional que acompanhe os usuários.
Gostaria de informar que estarei à disposição de todos vocês que tenham ficado com alguma dúvida ou queiram um melhor aconselhamento.
Até a próxima!