terça-feira, 28 de maio de 2013

ACADEMIA DA 3 ª IDADE


Christian Klaus Educador Físico

Oi leitores! Hoje vamos falar sobre as academias públicas, conhecidas como academias da terceira idade. Ao contrário do que muitos pensam os equipamentos nessas academias não são dedicados ao ganho de força e massa muscular, seu principal objetivo é proporcionar aos idosos e sedentários um ambiente e meios favoráveis à prática de exercício.
         Quando pensamos na utilização das academias públicas pelos mais jovens e/ou pessoas com um prévio condicionamento físico a utilização desses equipamentos deve ser complementada com outros exercícios aproveitando o ambiente das praças, por exemplo, corridas; trabalho em rampas nos terrenos de aclives; exercícios de agachamento; subidas de bancos de areia e etc.
         No geral a utilização das academias públicas além de possibilitar um ambiente de socialização permite ao usuário conseguir benefícios no sistema cardiorrespiratório e ampliação do movimento articular, equilibro e coordenação motora.
         Nessa publicação irei trazer uma sequência de treinamento para as “academias públicas”. Meu objetivo é disponibilizar informações acerca de cada equipamento e  que o usuário possa conseguir extrair o máximo de cada aparelho. Mas, quero lembrar a todos os leitores que essa sequência de treinamento deve ser supervisionada por um educador físico, para que o mesmo possa corrigir a postura e adequar cada prática as individualidades do usuário, assim evitando lesões.

ESQUI


Descrição: Aparelho que permite a realização de movimentos semelhantes ao ato de esquiar (na neve).

Benefícios: Musculatura das Coxas e Glúteos; melhoria cardiorrespiratória.

Programa: deve ser realizado entre 5 a 10 minutos.
Cuidados: atentar para a postura, ritmo e limitações.

SIMULADOR DE CAMINHADAS


Descrição: como o próprio nome sugere esse equipamento permite simular o movimento de caminhar.
Benefícios: redução de impacto articular, coordenação motora, equilíbrio, trabalho na região do quadril e membros inferiores.
Programa: deve ser realizado entre 5 a 10 minutos.
Cuidado: atentar para a postura, ritmo e limitações. O equilíbrio e coordenação motora são fundamentais por isso pegue leve na adaptação ao aparelho.

SURF


Descrição: nesse equipamento o usuário ficará na posição de um surfista (ou esqueitista).
Benefícios: Equilíbrio, membros inferiores, região do quadril e lombar.
Programa: Mantendo o abdome contraído, quadril encaixado e pernas com leve flexão, realizando um movimento lateral do quadril e membros inferiores. Deve ser realizado entre 5 a 10 minutos.
Cuidados: atentar para a postura, ritmo e limitações. (atenção redobrada aos idosos, já que a execução errada prejudica seriamente a coluna).

                                                        ROTAÇÃO VERTICAL


Descrição: aparelho que possibilita o exercício dos membros superiores, explorando o movimento articular dos ombros e cotovelos.
Benefícios: ampliação dos movimentos articulares dos membros superiores (ombro, cotovelo e do pulso).
Programa: No aparelho de rotação vertical o usuário pode utilizar a máquina amparando suas mãos nos pontos de apoio, em seguida realizando a rotação em ambos os sentidos, horário e anti-horário, explorando o máximo de sua mobilidade e flexibilidade (na utilização desse equipamento o profissional pode fazer alterações na execução do movimento).
Cuidados: devemos atentar principalmente para o ritmo de movimentação e o ângulo do corpo e braços em relação ao equipamento.

                                                 ROTAÇÃO DUPLA DIAGONAL


Descrição: equipamento que proporciona uma variação a “Rotação Vertical”, nesse aparelho o usuário pode exercitar os membros superiores, simultaneamente, e todos os movimentos articulares dos braços, ombros, cotovelos e pulso.
Benefícios: ampliação dos movimentos articulares dos membros superiores (ombro, cotovelo e do pulso), coordenação motora.
Programa: No aparelho de rotação dupla diagonal o usuário pode utilizar a máquina amparando suas duas mãos nos pontos de apoio, em seguida realizando a rotação em ambos sentidos, horário e anti-horário, explorando o máximo de sua mobilidade e flexibilidade (na utilização desse equipamento o profissional pode fazer alterações na execução do movimento).
Cuidados: devemos atentar principalmente para o ritmo de movimentação e o ângulo do corpo e braços em relação ao equipamento, analisem se vocês conseguem executar o movimento sem impedimento pelo comprimento do membro.

PRESSÃO DE PERNAS


Descrição: Nesse aparelho o usuário irá ficar sentado no banco, com as costas no apoio, por fim posiciona os pés no local indicado, próximo ao pilar central do equipamento. A execução do movimento consiste na extensão e flexão das pernas.
Benefícios: aumento na força muscular dos membros inferiores.
Programa: nesse aparelho podemos exercitar os músculos da coxa e da panturrilha, de acordo com a posição dos pés (ver orientações do seu instrutor). Para uma melhor adequação das séries de exercícios solicite ao seu professor um plano de treino, que oriente a quantidade de repetições. Exemplo: 4x20; 4x15; 4x10...


Cuidados: mantenha sempre a coluna ereta, uma boa dica é contrair o abdômen, pois a contração dessa musculatura posiciona a coluna na forma ideal. Solicite ao seu professor a melhor série de exercícios, pois ele irá avaliar seu peso, idade e condicionamento físico.

REMADOR



Descrição: Esse aparelho é o que exige um maior nível de coordenação motora e força.  Nesse equipamento o usuário estará sentado no local de apoio e irar realizar o movimento de flexão e extensão dos braços.
Benefícios: Membros superiores; Costas; ombro.
Programa: Como no aparelho anterior é preciso da prescrição de um professor que esteja acompanhando seu treinamento, para determinar as repetições/series. Exemplo: 3x15; 4x12; 4x9...
Cuidados: lembrar de manter a coluna sempre ereta e para isso você pode usar a dica de contrair os músculos do abdômen (o famoso “abdômen encaixado”).

         Acrescento que em alguns parques existem outros equipamentos, os quais não falei, pois exigem uma explicação mais detalhada e para isso o mais recomendado é solicitar instruções a um profissional que venha acompanhando o treinamento da população, já que em todas as academias devem existir um profissional que acompanhe os usuários.
Gostaria de informar que estarei à disposição de todos vocês que tenham ficado com alguma dúvida ou queiram um melhor aconselhamento.
Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário