sexta-feira, 31 de maio de 2013

MEMÓRIA ESPORTIVA CONTA A HISTORIA DO TAEKWONDO MACAUENSE


Mestre Alvimar Matias
O Taekwondo no Rio Grande do Norte teve inicio na cidade de Macau, pelo atual mestre Alvimar Matias faixa preta 5º dan, iniciando seus conhecimentos nas artes marciais nos anos de 1973, o mestre Alvimar chegou a faixa verde do karatê treinando por livros, tendo com ele dois alunos, hoje atuais professores de karatê Gilmar e seu irmão Gilson ambos na época faixa amarela, estes dois alunos viajaram a capital do estado para se dedica ao karate.

Mestre Alvimar vendo que não tinha sentido treinar por livros e que sua aprendizagem era lenta, foi procurar na Paraíba um professor que o ajuda-se a desenvolver sua arte marcial, ao passar por uma academia encontrou o professor Evanildo, treinando taekwondo, o mesmo se interessou pelo esporte. O mestre iniciou no taekwondo no ano de 1975,  abandonando assim o karatê.


Ao chegar à faixa azul o mestre Alvimar trouxe á Macau o seu professor Evanildo. Após isso vieram do Rio de Janeiro o instrutor Ìtalo, faixa vermelha, que treinava com o mestre Jung Houl Kim hoje 9º dan e graduando-o o mesmo a faixa preta 1º Dan. Ítalo fundou a federação de taekwondo em 1989 a “FETERN”, que ficava a frente do TKD no estado.

Como ítalo era um militar, cabo da marinha do Brasil, aposentado novo de idade, e o mesmo com sua arrogância não queria que ninguém chegasse à faixa preta. O mestre saiu de Macau para morar na cidade do Assú, deixando no comando da academia da cidade de Macau o faixa azul Edson Rodrigues. No ano de 1991, como no Rio Grande Do Norte o professor Ìtalo, colocou obstáculo para os mesmos não chegarem a faixas pretas. Alvimar e Edson ambos foram até a cidade do Rio de Janeiro para terem que realizar seus exames de faixas pretas, com o presidente da CBTKD, mestre Yong Mim Kim 9º dan. Voltando para suas cidades de origem, Assú e Macau como faixas pretas. 


       Motivo este, para que até hoje terem divergências e diferencias de modalidade no taekwando do nosso estado.  os primeiros faixas pretos de taekwondo no Rio Grande do Norte foram; mestre Ítalo 5º dan, mestre Alvimar 5º dan, professor Edson 2º dan. 

O mestre Alvimar também foi fundo nas academias, como pioneiro nas cidades de Macau, Lages, Assú, Carnaubais e Mossoró. Tendo hoje seu representante na cidade de Macau o mestre Carlos Siqueira 5º dan e Micharley de Melo 3º dan. Em Lages o professor Dedé 1º Dan, em Parnamirim professor sabino 3º Dan, em Assú mestre Alvimar 5º Dan, Mossoró mestres Suetonio 6º dan, Marcelo 4º dan e Dário 4º Dan, Natal mestres Ademir 5º dan, Rivanaldo 5º dan, Joseano 4º dan e Sérgio 4º dan e a professora Wilmar 3º Dan, tambem temos taekwondo nas cidades de Areia Branca, Guamaré, Pureza, Alto do Rodrigues, Pendências, Jardim do Seridó, Jardim de Piranhas e São Gonçalo do Amarante.


       
 A  ASSOCIAÇÃO MACAUENSE DE TAEKWONDO TEM HOJE 23 FAIXAS PRETAS FORMADOS.


OS  PROFESSORES:

MICHARLEY DE MELO, EDSON RODRIGUES, ALMIR MATIAS, JAIR DA SILVA, FRANCENILDO LUDUVINO, JOÃO MARIA, RAFAEL KARLYLE, VANDO DA SILVA, JOÃO M JÚNIOR, DORIEDOSN GALDINO. ELMER MEDEIROS, ROGEFFE BEZERRA, JOSE IVANALDO, MARCIO BATISTA, ARIDELSON CARVALHO, JOSÉ EDSON, HÉLIO DE BRITO, MIKAEL KELVIN, RODRIGO AMORIM, JÚLIA KALYNE, RAISSA RAFAELA.
O blog agradece ao amigo e professor Carlos siqueira por compartilhar um pouco da sua história com os nossos leitores. Aproveitando para parabeniza-lo pela excelente atuação no esporte macauense.

Um comentário:

  1. Meu amigo Alvimar tá enganado com relação a história principalmente do karatê o primeiro Karateca de Macau foi Aldo Coutinho mais treinava lá em Natal com Juarez Alves depois eu e Gilson Ferreira meu irmão começamos em 1969 por livro nos fundo do hotel Rio Branco de propriedade de meu pai e em 75 fui morar em Natal, quando vinha e férias ou em período de festa em Macau, estava começando no prédio de Edvaldo Bulhões , estavam lá Perninha, Hulk, Alcimar e mais alguns iniciando karate como auto didatas e muitas vezes fui eu (Gilmar) e Gilson orientar vocês depois disso perdi o contato com essas pessoas quando retornei essas pessoa já faziam parte do taokedwo, não sei onde arranjou essa história que fui aluno de Alcimar, aliás muitas vezes vi Alvimar piruando os treinos na Academia de Alves, mais essa ESTÓRIA contada pelo Alvimar não condiz com a verdade. Perninha tá vivo pra confirmar de 1975 pra frente.

    ResponderExcluir