sexta-feira, 10 de maio de 2013

Memória Esportiva com José Ribamar (Dedé de Siri)



         José Ribamar começou no futebol quando criança jogou em times como Palmeiras de Macau, ABC, Unidos, América e seleções como: Macau, Pedro Avelino, Seleção de Igapó-Natal. E também em times do bairro de Igapó: Grêmio, Guarany, ABC, Curitiba, Botafogo, nas Rocas jogou no Racing. Chegou a treinar no Sport de Lamarck, Internacional Macau, Baraúnas de Macau. Seu 1º gol foi contra o time de Alagamar onde o goleiro era Raimundinho Cambota.
No lance, Ribamar conta que quando jogava no Estádio Walter Bichão o mesmo tinha muita areia, e de meia em meia hora era necessário retirar as chuteiras, pois as mesmas estavam cheias de areia. Foi no momento em que ele andava dentro de campo que o zagueiro chutou mais areia do que a bola que ele aproveitou este furo do beque e mandou pra rede, embora o chute tenha sido fraco, a bola entrou.

Outra etapa importante de sua carreira foi na seleção de Pedro Avelino onde Ribamar conheceu os jogadores do Riachuelo que o levaram para Natal para jogar no mesmo time que ele. A sua historia no futebol decolou, quando o Marreco o convidou para jogar futebol de campo na capital.
 

Sempre extrovertido o nosso convidado nos disse que apesar da época já estava atualizado com os jogadores de hoje que tem apelidos como: pato Ganso, Barata e Leão já que o chamavam de Siri.
Na foto da direita: Nonato na época no Cruzeiro e Souza brilhando na seleção brasileira  


Outro momento importante destacado por Dedé do siri foi à inauguração do estádio Walter Bichão em Macau, onde pela 1º vez participou de uma partida de futebol transmitida  , a partida foi transmitida pela equipe de radio A Cabugi de Natal com toda sua equipe inclusive o repórter de futebol Souza Silva, e o juiz Luiz Meirelles. Macau estava em festa saímos da praça Dinarte Mariz acompanhados da famosa Filarmônica regida pelo maestro desportista Tenente Belarmino, para inauguração do estádio .
No Walter Bichão desfilaram craques como Gonzaga, Souza, Toinho de Careca, Naldinho, Biribela (veo) verso cocó na época do dedinho. Totinho como treinador.
Ribamar chegou a participar de um jogo com: Perneta, Dodô, Zequinha, Carlinhos, Paulo Dedinho, Ivanildo. Para ele este era o “melhor time” daquela época..
Atenção ao final da matéria o nosso amigo Dedé do Siri apresentou o futuro craque do futebol macauense seu neto, que já encanta a todos com suas jogadas nas quadras da cidade.
O blog agradece ao amigo Dedé do siri por compartilhar um pouco da sua história com os nossos leitores. Aproveitando para parabeniza-lo pela excelente atuação no futebol macauense.

3 comentários:

  1. Ertenas saudades do meu pai Dedé de siri realmente jogava muito bem

    ResponderExcluir
  2. Ertenas saudades do meu pai Dedé de siri realmente jogava muito bem

    ResponderExcluir
  3. Ertenas saudades do meu pai Dedé de siri realmente jogava muito bem

    ResponderExcluir