terça-feira, 10 de novembro de 2015

2° PASSEIO CICLÍSTICO NATALINO: Dicas de treino para você enfrentar o percurso do passeio do blog

Bom dia leitores,

Estou aqui novamente para trazer dicas de atividade física e saúde. Hoje, a atividade tratada será o ciclismo. Sendo assim, passarei um plano simples de treinamento para quem deseja iniciar essa atividade:

      1ª semana:

O objetivo dessa semana é a adaptação, com isso o importante é manter o hábito numa frequência de 3 a 4 dias na semana, ou seja, intercale um dia de treino com um de repouso. Nos dias de treino pedalem de 30 a 45 min, esse tempo já é suficiente para trazer melhorias para a saúde.

         Nessa semana você deve entender qual marcha escolher nas diversas situações, como subidas, contra ou a favor do vento. Não se preocupem com a distância percorrida e a velocidade.

2ª e 3ª semana:

Com o corpo em um processo de rápida evolução, está na hora de estabelecermos uma distância ideal, por exemplo, 3, 4 ou 5 voltas no anel viário de Macau.

       4° a 5° semana:

Nessa semana seu corpo está completamente adaptado alguns já estarão viciados em pedalar. É nesse momento que você pode aumentar o ritmo do circuito. Marque quanto tempo você completa uma volta no anel viário, nos dias seguinte tente fazer em um tempo menor, pode ser uma diferença pequena. E a cada dia tente diminuir o tempo do dia anterior.

A partir da 6ª semana:

Parabéns, você já está esbanjando vitalidade nesse período. O ideal é variar o percurso para que a prática de pedalar não caia na monotonia, por exemplo, vá à praia, à Ilha de Santana, Macauzinho ou até mesmo a COHAB.  
  
Atenção para a segurança já que o fluxo de veículos é maior e mais perigoso!

Outras dicas:

  • Não se esqueça de utiliza os equipamentos de seguranças: capacete, luvas e sempre utilizar a sinalizadores refletivos para melhor visualização da bike
     • Se você tem problemas alérgicos evite pedalar antes das 5 horas da manhã e depois das 20 horas, pois o vento frio pode agravar sua alergia.

   • Se você estiver sendo “atacado” por mosquitos durante o percurso, uma boa solução é tomar vitaminas do complexo B, 1 hora antes da atividade física. A vitamina B produz um odor desagradável para os insetos, não se preocupem que o odor é sentido apenas pelos insetos e essa vitamina é rapidamente eliminada do organismo pela urina.

Qualquer dúvida pode deixar um comentário que assim que possível respondo!

Até logo!

Christian Klaus
Educador físico



Nenhum comentário:

Postar um comentário