quinta-feira, 1 de outubro de 2015

SÉRIE "B": Na luta para escapar do Z-4, ABC encara confrontos diretos na reta final

Foto: Frankie Marcone/Divulgação/ABC
Faltam 10 rodadas para o final da Série B do Campeonato Brasileiro e o ABC começa a contagem regressiva para se livrar do rebaixamento. Dos jogos que ainda restam ao Alvinegro, metade deles será disputada em casa, o que não pode ser considerada exatamente uma vantagem, já que o time ainda não venceu como mandante nesta Segundona e vive um jejum de 17 jogos sem somar três pontos em uma partida no Brasileirão. A boa notícia - se é que pode ser chamada assim - é que o Mais Querido ainda terá confrontos diretos com os outros três integrantes do Z-4 - Ceará, Boa Esporte e Mogi Mirim - e ainda com o Macaé, que ocupa a 16ª posição e é o adversário do Mais Querido neste sábado.
- Não tem jeito de fazer conta. A conta é jogo a jogo. Eu acredito que mais duas equipes que estão na nossa frente vão brigar nessa condição de rebaixamento. Duas equipes ainda vêm para essa briga. E isso aí é que vai dar a emoção necessária. O que estou pensando é ganhar o jogo (contra o Macaé) porque eu não aguento mais esta história de que o time jogou bem, mas não venceu. Futebol é vitória - disse o técnico Hélio dos Anjos.
E por mais que Hélio dos Anjos tente fugir das contas para escapar da degola e mantenha o discurso de pensar jogo a jogo como uma decisão, parte da torcida abecedista já está com a calculadora na mão. De acordo com o site Infobola, do matemático Tristão Garcia, o ABC chegou a 97% de risco de rebaixamento após a derrota para o Náutico. Nas contas de Garcia, o clube que somar 45 pontos se livra da queda. Logo, o Alvinegro, hoje com 23 pontos na tabela, precisaria de sete vitórias e um empate para se manter na Série B.

Nessa árdua caminhada, o próximo desafio será diante do Macaé, o primeiro time fora da zona de rebaixamento, com 31 pontos. Depois, o ABC faz dois jogos em casa. Recebe o Atlético-GO, que aparece na metade de baixo da tabela, em 14º, em uma situação ainda desconfortável, e o América-MG, que está em sexto e ainda briga pelo acesso à Série A.

Na sequência, o grupo de Hélio dos Anjos vai até o Sul do país para tentar se vingar da goleada aplicada pelo Paraná no primeiro turno. O último compromisso do mês de outubro será em Natal, diante do Sampaio Corrêa, outra equipe que luta por uma vaga no grupo de classificação para a primeira divisão.

A partir daí, não tem mais confronto de meio de tabela. Os últimos cinco duelos do ABC na temporada começam pelo Ceará, que hoje tem apenas três pontos a mais que o Alvinegro, sendo o primeiro clube dentro do Z-4. Assim como contra o Vozão, o confronto com o Bahia também será fora de casa e o Tricolor está ali colado no G-4. Jogo difícil.

Na 36ª rodada, o ABC recebe o Mogi Mirim, atual lanterna da competição. Em seguida, pega o líder Botafogo, que a essa altura já pode estar garantido na Série A do ano que vem.

E na última rodada, seja para garantir a permanência na Série B ou chorar pelo rebaixamento à Série C, o Mais Querido vai jogar longe da sua torcida. O time de Natal pega o Boa Esporte, que atualmente está na 18ª posição com os mesmos 23 pontos do ABC.

Confira a lista dos 10 últimos jogos do ABC na Série B 2015

29ª rodada - 03/10 - Macaé x ABC
30ª rodada - 06/10 - ABC x Atlético-GO
31ª rodada - 17/10 - ABC x América-MG
32ª rodada - 24/10 - Paraná x ABC
33ª rodada - 31/10 - ABC x Sampaio Corrêa
34ª rodada - 07/11 - Ceará x ABC
35ª rodada - 10/11 - Bahia x ABC
36ª rodada - 14/11 - ABC x Mogi Mirim
37ª rodada - 21/11 - ABC x Botafogo
38ª rodada - 28/11 - Boa Esporte x ABC

FONTE: GloboEsporte.com/RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário