quarta-feira, 5 de agosto de 2015

AMÉRICA-RN: Roberto Fernandes revela "quartel general" para levar Mecão ao acesso.

Foto: Jocaff Souza/GloboEsporte.com
Há quase 10 meses no América-RN, desde que voltou ao clube após a demissão de Marcelo Martelotte, Roberto Fernandes tem uma forte identificação com os torcedores devido aos títulos estaduais de 2012 e 2015. Também conta com a amizade e confiança da diretoria pelo vínculo de respeito e profissionalismo criado nas últimas temporadas. Aos 44 anos, o treinador foca o acesso à Série B do Campeonato Brasileiro para marcar de vez seu nome na história do Alvirrubro potiguar. Com cinco vitórias, dois empates e três derrotas, o Mecão ocupa a quarta colocação do Grupo A e mantém proximidade da ponta da tabela para avançar à segunda fase da competição. Responsável pelo trabalho em campo e, em muitas vezes, nos bastidores, RF conta que o desempenho da equipe é fruto de um criterioso trabalho da comissão técnica. 

O treinador abriu as portas do apartamento onde reside em Natal e revelou ao GloboEsporte.com o seu "quartel general". Na sala de estudos, RF realiza uma compilação de gravações dos jogos do Alvirrubro, análises dos jogadores em treinos e partidas, e o mais importante: o desempenho dos adversários. A estratégia foi muito utilizada durante o Campeonato Potiguar deste ano, quando observou cuidadosamente o arquirrival ABC para, então, conquistar o título no ano do centenário alvirrubro. O espaço, que também é tratado como um memorial pelo treinador, conta com um painel com as camisas dos clubes que já trabalhou, entre elas estão as de América-RN e ABC, além de Remo, Paysandu, Fortaleza, Ceará, Atlético-GO, Atlético-PR, Figueirense e Náutico.

Foto: Jocaff Souza/GloboEsporte.com
- Aqui é o meu quarto da estratégia. Aqui é onde a gente se reúne com a comissão técnica para traçar planejamentos, traçar treinamentos, análise de adversários, estudar formas de trabalho, verificar o desempenho do nosso grupo. No futebol de hoje, não cabe mais a gambiarra. Ou você trabalha em cima de dados, estatísticas, análises, ou você vai ficar naquela ciranda de que ganha e perde, mas não sabe porque ganha nem sabe porque perde. No futebol atual, não cabe mais isso e é preciso um trabalho bem profissional, em cima de muitos dados, para que a gente tome a decisão e busque minimizar os erros que ocorrem - explicou.  

Roberto destacou o trabalho com estatísticas e, na tarde de terça-feira, na companhia do preparador físico Rogério Juidecce, realizava estudos para os próximos compromissos do América na Série C. O treinador reforçou a importância deste trabalho e não podia faltar uma frase de efeito, como ele gosta de soltar durante as entrevistas.

- Todo vencedor um dia perde, e todo perdedor um dia vence. Então, o que diferencia? Quem vence mais. Isso serve para uma escalação, para tirar uma dúvida quando tiver dois jogadores similares e, em um determinado momento, optar por uma escalação ou uma substituição - completou.

No próximo domingo, o Mecão encara o lanterna Icasa no Estádio Romeirão, em Juazeiro do Norte, às 16h. Mesmo sabendo que o time rubro é favorito, a preocupação de Roberto Fernandes é afastar o clima de "já ganhou" entre os jogadores. Em caso de vitória, o América-RN pode assumir até a vice-liderança do grupo, contando com uma combinação de resultados das outras partidas - o Vila Nova perca para o Fortaleza, no Serra Dourada, e o ASA perca para o Botafogo-PB, no Almeidão.

- Os exemplos estão aí para todos e o futebol está muito equilibrado, e se vê isso tanto na Série A, como B ou C. Times que estão na zona de rebaixamento ou que estão próximos dela, quando jogam dentro de casa, conseguem, uma vez ou outra, um bom resultado contra um time que está na parte superior da tabela. No futebol, não existe o 'já ganhou'. Agora, nós temos condição de fazer um bom jogo e arrancarmos a vitória. A nossa proposta é pensar, trabalhar e buscar a vitória diante do Icasa, sabendo que não tem jogo fácil - finalizou.

O América-RN continua a preparação para o duelo contra a equipe cearense. Nesta quarta-feira, os jogadores fazem um trabalho tático com bola no CT Abílio Medeiros, em Parnamirim.

FONTE: GloboEsportes.com/RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário