sábado, 14 de janeiro de 2017

POTIGUAR 2017: Guia do Potiguar: ABC busca o bi em torneio com "famosos" e caçula forte

O Campeonato Potiguar 2017 tem o pontapé inicial neste fim de semana e a expectativa é de uma competição com emoção até o apito final, no mês de abril. Até lá, oito clubes disputam a taça de campeão estadual, conquistada no ano passado pelo ABC, o 53º da história do Mais Querido e recordista brasileiro. Para superar o atual vencedor, sete concorrentes querem mostrar que podem dominar a bola dentro das quatro linhas. 
Foto: Augusto Gomes/GloboEsporte.com

A abertura acontece neste sábado, às 20h, com o duelo entre Santa Cruz de Natal e América-RN. O confronto marca a estreia do Tricolor natalense na elite potiguar contra o Alvirrubro centenário, que busca se reerguer após um 2016 de crise no futebol com a queda para a Série D nacional. A partida acontece na Arena das Dunas, em Natal.
Na montagem dos elencos, nomes com currículos vitoriosos, como o técnico Felipe Surian, que conquistou a Série D do Campeonato Brasileiro pelo Volta Redonda e foi contratado pelo América-RN. O ex-jogador e técnico Athirson Mazzoli, ídolo do Flamengo e com passagem pela seleção brasileira, assumiu o Alecrim e traz a esperança de quebrar um jejum de mais de 30 anos sem um título, que terá ainda o atacante André Neles, ex-Palmeiras e América-RN, como reforço para os gols. O Assu entra com uma parceria com um grupo de colombianos e aposta no intercâmbio esportivo. 
O Baraúnas aposta no ex-jogador Barata no comando técnico e na experiência de Nildo, jogador mais velho da competição com 41 anos. O Globo FC, única equipe a iniciar a preparação com 55 dias de atividades e que manteve a base dos anos anteriores, tem apenas um reforço: o meia Bismarck, ex-CSA. O Potiguar de Mossoró mudou o comando técnico há uma semana e trouxe o técnico Dário Lourenço, ex-Vasco. O caçula Santa Cruz de Natal, atual campeão da segunda divisão, sonha alto no torneio deste ano.
ABC
Foto: Fabiano de Oliveira
Atual campeão potiguar, o ABC é o favorito para a nova disputa que começa neste fim de semana. Com a base do elenco que conquistou o acesso à Série B do Campeonato Brasileiro deste ano mantida, o Mais Querido focou nos treinamentos físicos e não fez jogo-treino ou amistoso durante a pré-temporada. Os destaques da equipe são o experiente goleiro Edson, o jovem meia Erivélton, que fez bons jogos na Terceirona e marcou o gol do acesso, e o atacante Nando, que foi artilheiro do estadual do ano passado. Por outro lado, o time teve duas importantes perdas no elenco: as saídas do meia Lúcio Flávio e do atacante Jones Carioca, além da mudança nas laterais.

Por conta disso, a diretoria alvinegra contratou o lateral-direito Levy, titular do Remo durante toda a Série C do ano passado, o lateral-esquerdo Romano, campeão da terceira divisão nacional e eleito melhor lateral pelo Boa Esporte, e o atacante Túlio Renan, que foi destaque no Ypiranga-RS. A única lacuna ainda é no meio-campo para preencher a camisa 10, mas o clube está em negociação com alguns jogadores. A chance pode surgir para a garotada que fez parte do elenco que disputou a Copa São Paulo de Futebol Júnior.
ALECRIM
Foto: Diego Simonetti/Blog do Majo
Sem conquistar um estadual há mais de 30 anos, o Alecrim acredita que 2017 será alviverde. Para isso, o Periquito buscou um reforço de peso fora das quatro linhas: o técnico Athrison Mazzoli. Ex-jogador do Flamengo, Bayer Leverkusen, Juventus e seleção brasileira, Athirson está em seu terceiro clube como treinador e quer engrenar na carreira. No elenco, 34 jogadores e alguns nomes conhecidos no futebol local, como o goleiro Messi e o volante Carlos Mipibu, remanescentes do elenco que chegou à final do segundo turno do Campeonato Potiguar no passado. A aposta do clube é na base e nove jogadores que disputaram a Copa São Paulo de Futebol Júnior foram incorporados ao grupo principal.

Com empresários auxiliando na construção do departamento de futebol, o Verdão buscou parcerias e contratou um "pacotão" de jogadores, como os meias Moisés, ex-ABC e Macaé, e Calebe, que está emprestado pelo Vasco. Para deixar o grupo mais maduro, chegaram os atacantes André Neles, que foi campeão da Série B pelo Palmeiras, em 2003, e tem passagens por Atlético-MG, Internacional, Benfica e já foi artilheiro do estadual em 2011, pelo América-RN, e Neto Potiguar, que estava no América-RN no ano passado, mas acabou dispensado antes da competição local.
AMÉRICA-RN
Foto: Canindé Pereira/América FC/Divulgação
Os insucessos de 2016 deixaram marcas ainda sentidas no América-RN. A perda do estadual para o rival ABC, as eliminações precoces na Copa do Nordeste e Copa do Brasil e o rebaixamento para a Série D do Campeonato Brasileiro provocaram uma reformulação no departamento de futebol americano. Para ressurgir, o clube contratou o técnico Felipe Surian, que foi campeão da quarta divisão nacional com o Volta Redonda. Do clube carioca vieram outros cinco jogadores campeões brasileiros: o lateral-direito Osmar, o zagueiro Daniel, os meias Marcos Júnior e Michel Cury e o atacante Dija Baiano, artilheiro do Voltaço na competição com seis gols. Além deles, mais 10 reforços chegaram ao grupo, que busca um recomeço em 2017.

A média de idade da equipe é de 25 anos, que conta com algumas apostas da base, como o volante Anthony e o meia Marcelinho, com passagem pelo Flamengo, ambos com 18 anos. Outras peças de destaque no grupo alvirrubro são os goleiros Vinicius, ex-Atlético-PR e Fred, ex-Santa Cruz e o volante Memo, que esteve no início da Série C do ano passado, foi jogar no futebol indiano e retornou ao Mecão. Outro amuleto do Mecão para a temporada é a parceria com a Arena das Dunas, que deixou o estádio "vermelho".
ASSU
Foto: Francielle Manoel/Assu/Divulgação
Campeão estadual em 2009, o Assu aposta no intercâmbio esportivo para voltar a subir no futebol potiguar. A diretoria alviverde firmou parceria com um empresário da Colômbia e trouxe o técnico José Cortina, que não teve sucesso no trabalho exercido no comando do Visão Celeste durante a última edição da segunda divisão estadual, e dois jogadores - o lateral-direito Edson Gamboa e o meia Alex Perez. A pré-temporada do Camaleão do Vale teve início em novembro do ano passado e 30 atletas integram o elenco, que ganhou alguns reforços na semana que antecede o Campeonato Potiguar.

Com estádio próprio, o Edgarzão, o Assu quer fazer da sua casa um "caldeirão" contra os adversários e chegar à final da competição. No grupo, nomes experientes do futebol local como o laterais Gilberto Matuto e Nininho, que disputaram a competição do ano passado pelo Potiguar de Mossoró, e o volante Lano, que tem um currículo no clube do Vale do Assú. O Camaleão ainda tem outras peças, como o meia Dhiego Lomba e o atacante Dedé Macaíba, contratado após se destacar em um campeonato amador em Macaíba, na Grande Natal.
BARAÚNAS
Último clube a começar a preparação para o Campeonato Potiguar deste ano, o Baraúnas corre contra o tempo para não decepcionar em campo. Com a parceria de empresários locais, a diretoria acertou a contratação do ex-jogador Barata, que terá a primeira oportunidade como treinador na carreira. Ídolo do ABC e na Europa, principalmente em Portugal e Espanha, Barata atuou com auxiliar técnico em outras equipes e, agora, tem em mãos uma equipe jovem para buscar o bicampeonato. A última vez que a torcida do Leão do Oeste soltou o grito de campeão foi em 2006.


Foto: Yhan Victor/ACEC Baraúnas/Divulgação

A formação da Leão aconteceu por intermédio do ex-jogador e empresário Marquinhos Mossoró. As contratações foram acertadas com atletas de base de clubes da região Sudeste. Por outro lado, peças importantes do futebol nordestino, como o retorno do goleiro Érico e a chegada do atacante Rony, que disputou a última Série D pelo Estanciano, reforçam a equipe tricolor. Por falar em experiência, a imagem do grupo é o zagueiro Nildo, de 41 anos, que vai para sua sétima passagem no Baraúnas e deve pendurar as chuteiras após o estadual.
GLOBO FC
Foto: Rhuan Carlos/GloboFC/Divulgação
Vice-campeão potiguar em 2014, o Globo FC acredita que pode conquistar o inédito título estadual esse ano. Da equipe que disputou a Série D do Campeonato Brasileiro em 2016, apenas um jogador não está no atual elenco, o volante Niander. Por outro lado, a Águia buscou um reforço de peso para a temporada com a contratação do meia Bismarck, ex-CSA. Será a primeira vez que o jogador, que é nascido em Natal, vestirá a camisa de um clube potiguar. No elenco, algumas peças se destacam pela liderança em campo, como o goleiro Rafael, o meia Renatinho Potiguar e o atacante Romarinho. A equipe foi a primeira a iniciar a pré-temporada e acumula 55 dias de preparação física e técnica para iniciar a competição.

Na edição deste ano, o Globo FC completará números importantes desde a sua fundação, em 2012. Quando entrar em campo na sexta rodada, a Águia fará a 100ª partida oficial, conquista alcançada também pelo goleiro Rafael; na estreia contra o ABC, neste domingo, o volante Leomir fará seu 50º jogo pelo Tricolor; e desde a chegada do técnico Luizinho Lopes, no dia 31 de março do ano passado, o clube acumula seis jogos de invencibilidade no estadual e ainda não perdeu em casa (o primeiro jogo foi no dia 2 de abril, na vitória por 3 a 1 sobre o Alecrim).
POTIGUAR DE MOSSORÓ
Foto: Marcelo Diaz/ACDPotiguar/Divulgação
Bicampeão estadual, o Potiguar de Mossoró sofreu uma mudança de comando na última semana. A chegada de Dário Lourenço, ex-Vasco, no lugar do contestado Zé Roberto, demitido mesmo após vencer um amistoso contra o Horizonte, por 3 a 1, parece ter dado mais confiança à diretoria e aos torcedores. Do elenco que disputou a Série D do Campeonato Brasileiro em 2016, permaneceram o goleiro Yuri; os zagueiros Cláudio Baiano, Marinho e Filipe Elói; os volantes Fernandes, Sidney e Jozicley; os meias Giovanni, Diego Upanema e Ciel; e o atacante Ju. A diretoria contratou outros 17 jogadores, entre eles o lateral-direito Glaubinho, ex-Globo FC, e o atacante Lucas Viccari, ex-Coritiba.

O Time Macho não perde como mandante no estadual desde o dia 22 de abril (quando foi derrotado pelo América-RN por 3 a 2). De lá para cá, são sete jogos, sendo três vitórias e quatro empates. O problema para esse ano é que o Estádio Nogueirão, em Mossoró, está interditado pelo Corpo de Bombeiros e não foi liberado após uma vistoria técnica realizada na última semana. Desse modo, tanto o Potiguar quanto o Baraúnas mandarão seus jogos no Estádio Edgarzão, em Assú.
SANTA CRUZ DE NATAL
Foto: Diego Simonetti/Santa Cruz de Natal
Desativado no início da década de 80, o Santa Cruz de Natal voltou às competições profissionais em 2015. No ano passado, o Tricolor foi campeão da segunda divisão do campeonato estadual e garantiu o acesso à elite do futebol potiguar. Na conquista do título, o Santa foi o dono do melhor ataque e da defesa menos vazada da competição. Responsável pelo comando da equipe, o técnico Higor César, que foi vice-campeão da elite em 2014 com o Globo FC, espera repetir o sucesso de 2016 na competição deste ano. A expectativa da equipe é conquistar uma vaga para a disputa da Série D em 2018.

Apesar de manter a base, o Santa foi ao mercado e contratou o goleiro Willian, ex-ABC; o volante Ramon, que tem passagem pelo Alecrim e Globo FC; o meia Jean Natal, que jogou no América-RN e Comercial-SP; e o atacante Val Paraíba, que já atuou no Assu e é a esperança de gols do Tricolor. O clube vai mandar os jogos na Arena das Dunas, em Natal, e espera atrair a simpatia de torcedores de outros clubes.
Regulamento
Os campeões de cada turno garantem vagas para a Copa do Brasil e a Copa do Nordeste de 2018. A terceira vaga do Rio Grande do Norte para a Copa do Brasil será do clube com o melhor índice técnico, exceto os campeões. Caso um mesmo clube conquiste os dois turnos, será decretado campeão estadual sem a necessidade de um jogo final. Caso haja campeões distintos, a decisão do campeonato será realizada em jogos de ida e volta, com inversão de mando de campo. 
O campeão estadual representa o RN na Série D do Campeonato Brasileiro de 2018. No entanto, se o título for para ABC (que tem vaga na Série B), a vaga será do clube com o melhor índice técnico, considerando toda a competição. Haverá ainda o rebaixamento da equipe com pior aproveitamento nos dois turnos. As equipes são obrigadas a ter, no mínimo, cinco atletas nascidos a partir de 01/01/1994 entre os relacionados para as partidas. Confira o regulamento na íntegra.
FONTE: GloboEsporte.com/RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário