terça-feira, 8 de julho de 2014

COPA DO MUNDO: Lateral-esquerdo do Brasil vai ser fundamental neste jogo de hoje


O lateral-esquerdo Marcelo deve ter papel fundamental na seleção brasileira na partida desta terça-feira com a Alemanha. No treino tático no fim da manhã de segunda-feira na Granja Comary, ele foi bastante exigido pelo técnico Luiz Felipe Scolari, principalmente nas jogadas ofensivas. O treinador espera que Joachim Löw escale o veterano Philip Lahm na lateral direita. Assim, pretende explorar a fragilidade do jogador alemão na marcação – com os avanços de Marcelo, em parceria com Hulk.

Num treinamento de 40 minutos em que Felipão preocupou-se em posicionar o time no campo ofensivo e fez diversas mudanças, Marcelo foi um dos poucos a ficar entre os titulares durante todo o tempo – nesse trabalho tático, somente os titulares estavam em campo, sem adversário. O técnico estimulou o lateral para que atuasse de maneira bastante ofensiva, a fim de receber bolas em lançamentos de David Luiz – embora em determinado momento tenha se irritado com o exagero da ligação direta entre a zaga e o ataque – ou então dos meias.
Durante a maior parte da atividade, Marcelo fez jogadas com Hulk, deslocado por Felipão para o lado esquerdo. Tinha a incumbência de fazer tabelas, com ele e com os meias, e cruzar pelo alto para as conclusões de cabeça de Fred ou então penetrar para bater cruzado contra o gol adversário. Felipão pediu insistentemente que os volantes e os meias buscassem as jogadas com Marcelo. E também cobrou do lateral-esquerdo rapidez na definição dos lances.
Como Marcelo apoiou bastante, Dante e Luiz Gustavo ficaram encarregados de fazer a cobertura. O lateral do Real Madrid foi muito mais acionado pelo setor esquerdo do que Daniel Alves, que iniciou o treinamento, e Maicon pelo lado direito. Ele também dividiu por alguns minutos no treino a função de armador do time, atribuição de Oscar.
FOTO: Getty Images
 Após o jogo com a Colômbia, na sexta-feira, Marcelo disse que a seleção brasileira estava evoluindo e destacou um ponto que, entende, poderá ser favorável no confronto desta terça com os alemães. “A seleção mostrou que pode tocar a bola no nosso campo e no do adversário. Nosso objetivo é melhorar a cada jogo. Tocando a bola fica mais fácil vencer as defesas adversárias.” É assim que Felipão quer o Brasil, com Marcelo sendo lançado e explorando bastante as jogadas de fundo.

BOM DESEMPENHO – Nesta segunda, o lateral obteve êxito no desfecho das jogadas em alguns revezamentos com Hulk. Além de ser praticamente o ponto de referência do treino, por questões táticas, Marcelo também demonstrou ótima forma física. Correu o tempo todo e não se cansou de pedir a bola. Marcelo só ficava mais contido em cobranças de escanteios de Oscar e Hulk, em que ele ocupava o meio com Daniel Alves (ou Maicon) e Fernandinho.
Felipão gostou do desempenho do grupo no treino e cumprimentou Marcelo ao fim da atividade, num sinal claro de que um dos planos seus para o clássico no Mineirão estava aprovado. O jogador teve atuações regulares na competição até agora. Manteve um nível bom de produção no apoio ao ataque e deixou a desejar na marcação. Por isso, a atenção redobrada que Felipão pediu nesta segunda a Dante e Luiz Gustavo no instante das investidas de Marcelo.
O lateral-esquerdo poderá ter mais liberdade ainda se Felipão optar por escalar três volantes, como fez no início do treino da segunda, na Granja Comary. De todo modo, a tendência é que participe bem mais do jogo, no ataque da seleção, que o lateral-direito, seja ele Daniel Alves ou Maicon.
FONTE: Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário