terça-feira, 28 de abril de 2015

POTIGUAR 2015: Após três anos, ABC e América-RN se reencontram em final do Potiguar.

Foto: Canindé Soares
Após três anos de desencontros, enfim, os torcedores de ABC e América-RN poderão ver novamente suas equipes decidirem o Campeonato Potiguar. E não poderia ser em momento mais especial: em 2015, os dois clubes completam 100 anos de fundação e a conquista, com certeza, ficará marcada na história. Na última vez que duelaram em uma final de estadual, em 2012, o Alvirrubro levou a melhor sobre o rival e acabou com jejum de nove anos sem títulos.
Naquele ano, o ABC teve a melhor campanha na temporada regular de cada turno. No primeiro, com direito a goleada por 4 a 2 em cima do maior rival, o Alvinegro terminou em primeiro lugar, seguido pelo América-RN. Nas semifinais, os times da capital venceram seus confrontos e se encontraram na final. Com duas vitórias por 1 a 0, o ABC se sagrou campeão.

Foto: Canindé Soares
No returno, novamente foi o ABC quem terminou em primeiro, com seis pontos de vantagem para o América-RN, que ficou apenas em quarto lugar. Os arquirrivais se encontraram na semifinal, em jogo único. Por ter a melhor campanha, o jogo foi realizado na casa alvinegra, mas foi o Mecão que saiu vitorioso, já dando um prenúncio do que aconteceria nas finais do campeonato. Com o placar de 2 a 1, o Alvirrubro se classificou para a final, quando venceu os dois jogos diante do Baraúnas e se tornou o campeão do returno.
Classificados para a decisão do estadual, América-RN e ABC viviam situações distintas. O Alvinegro defendia a supremacia do futebol potiguar e buscava o tricampeonato - havia sido campeão em 2010 e 2011. Do lado alvirrubro, o pensamento era quebrar um tabu incômodo que já durava nove anos. O Mecão não conquistava um título desde o bicampeonato em 2002 e 2003. 
Foram dois jogos eletrizantes. No primeiro duelo, realizado no Estádio Nazarenão, em Goianinha, foi o ABC quem saiu na frente, com um gol de Raul aos 19 minutos do primeiro tempo. A vitória parcial do ABC perdurou até o final do primeiro tempo. Na segunda etapa, o América-RN voltou mais ligado. Aos 18 minutos, Isac empatou a partida em um belo chute de fora da área. Aos 30 minutos, foi a vez de Lúcio Curió, de cabeça, fez o vira-vira para a equipe alvirrubra e garantiu a vantagem americana para o segundo jogo.
Foto: Canindé Soares
Para o confronto decisivo, o Mecão poderia até empatar que seria campeão estadual, enquanto só a vitória importava para o ABC levar a taça, uma homenagem ao Forte dos Reis Magos naquele ano. No campo, alguns velhos conhecidos de ambas as torcidas e que ainda hoje fazem parte dos dois planteis, seja representando o mesmo clube ou vestindo a camisa do rival. Do lado alvinegro estavam o zagueiro Flávio Boaventura e o atacante Adriano Pardal, que hoje vestem vermelho. No elenco americano, assim como em 2015, o comandante era Roberto Fernandes. Dentro das quatro linhas, a dupla de zaga era formada por Cleber e Edson Rocha, hoje RESERVAS da equipe alvirrubra. 
Foto: Canindé Soares
Em jogo quente, com duas expulsões para cada lado, os gols só saíram na segunda etapa. O lateral-esquerdo Wanderson chegou como homem surpresa ao ataque, invadiu a área e fuzilou o gol defendido por Camilo. Aos 45 minutos, o América encaixou um contra-ataque fulminante e Fabinho fez o segundo para decretar a vitória por 2 a 0, em pleno Frasqueirão. 
Com o fim do tabu de nove anos sem gritar "é campeão", o Alvirrubro conquistou o seu 34º título potiguar. Ostentando a maior goleada do campeonato - 6 a 1 diante do Potiguar de Mossoró - o América-RN terminou o torneio com o melhor ataque da competição, com 51 gols marcados, 14 a mais do que o segundo colocado ABC. 
Voltando a se enfrentar em uma decisão este ano, América-RN e ABC já tem as datas dos dois jogos definidas. O primeiro jogo, com mando do Alvirrubro, será realizado na Arena das Dunas, nesta quarta-feira, às 19h45. Os preços dos ingressos desta partida já foram definidos pela diretoria alvirrubra. O segundo duelo será no sábado, às 16h, no Frasqueirão.
FONTE:GloboEsportes.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário