quinta-feira, 4 de maio de 2017

ABC : O outro lado da força: dupla Oswaldo-Cleiton forma solidez na defesa do ABC.

Os números distantes do ataque do ABC no Campeonato Potiguar ofuscaram de certa forma a sólida defesa apresentada pelo time durante a competição e roubaram os holofotes das estatísticas. Enquanto na parte ofensiva foram 40 gols marcados em 20 jogos, praticamente o dobro dos segundos colocados, o Globo FC e o Potiguar de Mossoró, com 21 gols, a defesa alvinegra sofreu apenas 16 gols. O número não é o menor, porque o Globo FC sofreu apenas 14 gols em 18 jogos, mas representa a força do Mais Querido em todos os setores do campo. A representação da solidez é sobretudo a dupla formada por Oswaldo e Cleiton, titulares na maior parte do estadual.
O Mais Querido sofreu apenas cinco gols na competição quando Oswaldo e Cleiton estiveram na equipe inicial, em 10 jogos. Com outra formação, são 11 gols sofridos também em 10 jogos. No início, a dupla de zagueiros titular era formada por Léo Fortunato e Cleiton, mas a lesão retirou Fortunato dos gramados. O ABC também chegou a atuar com Tiago Sala e Cleiton, Tonhão e Tiago Sala, Márcio Passos e Cleiton, e Oswaldo e Tiago Sala.
A consumação da força defensiva foi comprovada na decisão do campeonato contra o Globo FC, sobretudo no Frasqueirão. O ABC não produziu ofensivamente tanto quanto no primeiro jogo e sofreu a pressão da Águia, que precisava marcar para levar a decisão para os pênaltis, mas se portou muito bem na zaga. Depois do apito final, com o título em mãos, o zagueiro Cleiton elogiou a sintonia com o companheiro.
- Eu acho que o professor Geninho dentro dessa semana que a gente teve para enfrentar o Globo puxou muito a nossa orelha para não cair no pensamento que a defesa está bem (e relaxar). O nosso companheiro Léo Fortunato se machucou e o Oswaldo entrou e mostrou para que veio. Quando a gente assina contrato, a gente não assina para ser titular. A gente tem que buscar espaço e agarrar a oportunidade quando ela aparecer - declarou Cleiton.
Oswaldo chegou ao ABC por empréstimo do Sport em 27 de janeiro para cobrir a vaga deixada por Léo Fortunato ao se lesionar. Tiago Sala, que joga pelo lado esquerdo da zaga, e o volante Márcio Passos eram opções improvisadas para o setor. Com os constantes desfalques de Fortunato, Oswaldo conquistou o espaço e a confiança de Geninho.
A primeira vez que atuou junto com Cleiton no estadual foi no primeiro jogo da final do primeiro turno, quando o ABC empatou com o Globo FC por 1 a 1. No jogo seguinte, onde a Águia venceu o Alvinegro por 2 a 0, a zaga foi formada por Léo Fortunato, que voltava de lesão naquele jogo, e Cleiton. Desde então, a dupla Oswaldo-Cleiton só não foi titular na competição em dois jogos: na derrota por 3 a 2 contra o Potiguar de Mossoró, na sexta rodada do returno, e na vitória por 2 a 1 contra o mesmo time, no segundo jogo da final do segundo turno, quando Cleiton estava lesionado.

A dupla não se restringiu à segurança defensiva, mas também foi importante para o ataque alvinegro. Uma das principais armas utilizadas pelo clube no estadual foi a ligação direta, a partir dos dois zagueiros. O exemplo mais recente foi o gol de Gegê contra o Potiguar de Mossoró, no primeiro jogo da final do returno, que surgiu a partir de um chute de Oswaldo. Cleiton também se destaca pela força do chute nas cobranças de falta e fez um gol no clássico contra o América-RN.
- Eu acho que (a parceria com Cleiton) foi crescendo de acordo com os jogos, porque fui pegando ritmo de jogo e isso é importante para cada atleta. Eu cresci, me adaptei melhor ao clube e ao estilo de jogo do Geninho e graças a Deus terminei o campeonato bem - disse Oswaldo, capitão do ABC na final contra o Globo FC.

Capitão improvável

O zagueiro Oswaldo chegou por empréstimo para suprir a vaga de Léo Fortunato, mas o desfecho no estadual o colocou com a braçadeira de capitão na final contra o Globo FC. Fortunato era o xerife inicial, mas perdeu o posto para o volante Márcio Passos quando se lesionou. No segundo jogo da final do returno, contra o Potiguar de Mossoró, Márcio sofreu uma entorse no joelho e a tarefa de ser capitão alvinegro acabou nas mãos do zagueiro de 24 anos, "cria" de Geninho no Sport. Depois da conquista do primeiro título com a camisa alvinegra, Oswaldo enalteceu a oportunidade e a felicidade de levantar a taça.

- Orgulho demais. Tem que ter orgulho. Eu dou graças a Deus por ele estar proporcionando isso e é só felicidade - festejou.

FONTE : GloboEsporte.com/RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário